Mononucleos1

908 palavras 4 páginas
Mononucleose

A mononucleose infecciosa é uma doença caracterizada por febre, dor de garganta etumefacção dos gânglios linfáticos, causada pelo vírus de Epstein-Barr, um herpesvírus.
Depois de invadir as células que revestem o nariz e a garganta, o vírus de Epstein-Barr atinge os linfócitos B (glóbulos brancos responsáveis pela produção de anticorpos). A infecção causada por este vírus é muito freqüente e afeta crianças, adolescentes e adultos igualmente. Cerca de 50 % das crianças já sofreu uma infecção pelo vírus de Epstein-Barr antes dos 5 anos de idade. Contudo, ele não é muito contagioso. Os adolescentes e os adultos jovens costumam contrair mononucleose infecciosa ao beijar-se ou ao ter outro contacto íntimo com alguém já infectado.
O vírus de Epstein-Barr tem sido relacionado com o linfoma de Burkitt, um tipo de cancro que aparece principalmente na África tropical. Também pode influir no desenvolvimento de certos tumores dos linfócitos B que afeta as pessoas imunodeprimidas (como as submetidas a transplantes de órgãos ou as que sofrem de SIDA) e em alguns cancros do nariz ou da garganta. Apesar de não se saber qual é o papel que o vírus desempenha nestes cancros, pensa-se que partes específicas do material genético do mesmo alteram o ciclo de crescimento das células infectadas.
Sintomas e complicações
Nas crianças com menos de 5 anos, a infecção habitualmente não produz sintomatologia. Em adolescentes e adultos pode produzi-la ou não. Crê-se que o tempo decorrido entre a infecção e o aparecimento dos sintomas (período de incubação) é de 30 a 50 dias.
Os quatro sintomas mais importantes são cansaço, febre, dor de garganta e inflamação dos gânglios linfáticos. Nem todos os afetado apresentam um quadro completo. Em geral, a infecção começa com uma sensação de mal-estar que dura vários dias ou semanas. Depois aparecem a febre, a dor de garganta e a tumefação dos gânglios linfáticos. A temperatura costuma subir aproximadamente até 39,5ºC à tarde ou ao início

Relacionados