Monongrafia

10594 palavras 43 páginas
CAPÍTULO II

2 RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES HUMANAS

Em qualquer empresa há um conjunto intrincado de relações a unir as pessoas. Cada pessoa tem seu lugar e sua função nesse conjunto e está tão ligada ao todo que mudanças em qualquer ponto da organização podem afetá-la e ao seu trabalho de forma muitas vezes inesperada.
Como indicado no capítulo sobre as organizações, estas podem ser classificadas como; formal, aquela que aparece no organograma, e informal, formada por grupos de pessoas que se reúnem para o almoço, um jogo de cartas ao meio-dia, ou que se encontram depois do trabalho. Nestas organizações informais encontram-se amizades e antagonismos, pessoas que se identificam com outras, em algum aspecto e até mesmo grupos que se afastam de outros.
Muitas vezes mudanças na organização formal resultam em mudanças na informal, porém apesar de influenciada, a organização informal não é formada pela formal, pois esta é um desenvolvimento espontâneo que surge sem intenção consciente e deliberada daqueles que a formam, sendo assim, elas se desenvolvem de baixo para cima e é freqüentemente de difícil definição.
Diversos fatores podem significar problemas na relação social deste grupo específico, como por exemplo, a saída ou chegada de um membro no grupo, o clima social, as rivalidades, as frustrações, as limitações de liberdade, as relações entre os dois sexos bem como pressões do grupo. Porém dentre todos, um dos elementos mais importantes é a relação entre cada indivíduo e seu chefe.
Segundo Sacramento (2005, p. ) Acrescentar no. da pg
Mau humor, tristeza, falta de perseverança, tudo isso atrapalha o desenvolvimento profissional na medida em que atrapalha a produtividade, por mais que a pessoa desenvolva um trabalho especifico dentro da organização para estimular os funcionários se a motivação, se o trabalho de cada um não estiver focado em aumentar a sua produtividade a partir do momento que estiver melhor como indivíduo, realmente não vai adiantar

Relacionados