MONOGRAFÍA - PELESTRA- DOC. MICROSOFT WORDWORD

2135 palavras 9 páginas
Objetivos do Módulo:
Estimular o desenvolvimento do espírito científico;
Refletir sobre o conhecimento como forma de compreensão e transformação da realidade; Disponibilizar conhecimentos para a elaboração da monografia com base no método científico de acordo com as normas da ABNT;
Proporcionar condições para a elaboração do anteprojeto e da monografia.
O que é uma MONOGRAFIA ?
Relatório de uma pesquisa sobre determinado tema e que, por conseguinte, é decorrente de uma investigação. Para haver monografia, deve ter ocorrer pesquisa de campo, laboratório ou bibliográfica.
MONOGRAFIA
“Estudo minucioso que se propõe esgotar um tema restrito”. (Dicionário Aurélio)
Vera (1989, p. 163), “Tratamento escrito de um tema específico”.
Contém observações e acumulação de informações.
Busca e estudo de relações e regularidades que podem existir entre informações e observações. Baseia-se em leituras e experiências, para comprovações.
Diz Salomon....Monografia sem reflexão, é reduzida a simples relatório de pesquisa ou compilação de obras de terceiros (1994).
Estrutura da Monografia
Na introdução expõe-se o estado da questão, a relevância do problema e os procedimentos de abordagem; o desenvolvimento traz a fundamentação lógica do trabalho, expõe e demonstra. A conclusão, por sua vez, é a síntese de toda a reflexão que se faz ao longo do trabalho.
Exposição das Idéias..Para a exposição das idéias, o autor será obrigado a explicar, discutir e demonstrar, isto é, – explicar: tornar evidente, explícito o que está obscuro ou complexo; – discutir: comparar posições contraditórias; – demonstrar: aplicar argumentação própria à natureza do trabalho; – partir de premissas, verdades garantidas para novas verdades
Descobrir verdades sobre temas de interesse de uma ciência ou parte dela.
Aumentar o referencial científico por meio de trabalho metódico.
Expor a cultura e experiência adquirida da leitura, vivência, conhecimento etc.
Comunicar

Relacionados