monografia111111

8789 palavras 36 páginas
Introdução

A ludicidade vem ganhando terreno no espaço educacional, principalmente na educação infantil. Sendo o brincar a essência da infância e seu uso permitir um trabalho pedagógico é que brincadeiras e jogos vem cada vez mais se associando ao processo cognitivo, auxiliando a criança em suas novas descobertas de maneira prazerosa.
O presente texto tem por objetivo ressaltar algumas contribuições importantes que jogos e brincadeiras podem oferecer na exploração dos saberes que a criança traz consigo quando chega a escola, de maneira a despertar a imaginação, criando habilidades e cooperação, mostrando que o brincar, vinculado à função pedagógica da pré escola, possibilitará maior interação de crianças de diferentes histórias de vida, contribuindo assim para a construção de sua identidade de maneira prazerosa.
Este trabalho é produto de estudos e análises de livros que mostram a valorização que o “brincar e jogar” vem ganhando na caminhada pela conquista de condições concretas para uma educação qualitativa. Pretende-se por em evidência que essa temática vem aliada ao faz-de-conta, o que apresenta grande familiaridade com a criança, podendo assim, serem utilizados pelos educadores como ponto de partida para a elaboração e organização de convivência no papel social.
Partimos de um breve histórico sobre alguns aspectos diferenciados que a organização da educação vem experimentando a partir dos trabalhos de Comênius (1593), Rosseau (1712) e Pestalozzi (1756) e em seguida, mostramos estudos iniciados com base no Referencial Curricular de Educação Infantil (RCNEI) e seguimos com outros autores que também defendem a brincadeira e jogos como auxiliadores na formação e autonomia do indivíduo, mostrando sua importância na sexualidade, na alfabetização, na interação entre outros.
Pretende-se aqui, expandir conhecimentos explorando a riqueza que o lúdico apresenta no processo de interação e desenvolvimento de atitudes no meio social, buscando despertar no

Relacionados