Monografia

Páginas: 7 (1708 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1. INTRODUÇÃO
1.1 Responsabilidade e Franquia Social – Implantação

O mundo contemporâneo é marcado por mudanças constantes e velozes. Assim, para fazer face a demandas cada vez mais diferenciadas, as empresas têm procurado dar respostas não apenas aos seus proprietários, mas também a outros públicos importantes: clientes, empregados, fornecedores, meio-ambiente e em relação a sociedade comoum todo.
O objetivo deste trabalho é avaliar uma das atividades ligadas à responsabilidade social das empresas. A pergunta a ser respondida é: "Que tipo de políticas e práticas as empresas podem adotar para uma gestão socialmente responsável?".
CERTO e PETER (1993) acreditam que a responsabilidade social constitui-se de atividades projetadas para melhorar a sociedade além de simplesmente atenderos interesses econômicos e técnicos da organização. Segundo os autores, este seria o ponto de vista contemporâneo da responsabilidade social, contrariamente ao ponto de vista clássico defendido por MEGGINSON et al (1998) onde o gestor é apenas um empregado do acionista, e, portanto, vê-se apenas obrigado a contribuir para o lucro da empresa.
A renovação da Administração como campo deconhecimento e intervenção nas organizações passa fundamentalmente pela construção de novas bases para a relação da empresa com o meio ambiente, com a força de trabalho e com a cultura organizacional. A trajetória de modernização da gestão nas empresas parece ser impelida com maior intensidade por condicionamentos externos à realidade organizacional, mais do que por fatores internos. Em ambos os casos estamodernização mantém relação direta e recíproca com políticas e atividades de responsabilidade social (AKTOUF, 1996).
PARSTON (1997) e AKTOUF (1996) enfatizam que a responsabilidade por resultados sociais é duradoura, ao contrário das "doações de caridade" efetuadas por muitas empresas. Segundo eles, as práticas administrativas estão a caminho de uma renovação.

2. RESPONSABILIDADE SOCIAL – O QUEÉ?
Na maioria das vezes confunde-se Responsabilidade Social Empresarial com o investimento feito pelas empresas nas comunidades. Mas esse conceito de responsabilidade social das empresas entre a comunidade e sociedade é muito mais amplo.
Trata-se da relação ética, que socialmente responsável pela empresa em todas as suas ações, em suas políticas, práticas e relações. Significando umaresponsabilidade social não apenas à comunidade, mas aos seus empregados, fornecedores, fornecedores dos fornecedores, ao meio-ambiente, aos consumidores, etc.
Tomar a decisão de agir de forma socialmente responsável, prever quais as conseqüências dessa ação e o que será feito no futuro pela empresa são decisões que podem estar fundamentadas em diversos critérios. O critério da ética deve ser o principal ase levar em conta na hora da decisão.
Ética, Responsabilidade Social Empresarial se inicia a partir disso. Não se deve tomar a decisão apenas porque existe uma lei que obrigue as empresas a fazerem isso. A responsabilidade social tem que ser de livre e espontânea vontade, uma decisão voluntária, baseada não na legislação, mas na ética, nos princípios e nos valores.
As empresas precisam se olharcomo parte da comunidade. O mercado não aceita mais empresas que se omitem. A falta de transparência na condução dos negócios prejudica os clientes e a própria empresa.
As pessoas merecem respeito. Responsabilidade social é isso, é tratar bem as pessoas, e na medida em que são bem tratadas, elas respondem positivamente, apoiando e colaborando, sendo o motivo de sustentação da empresa. Oconsumidor percebendo que a empresa é responsável, vai certamente preferir seus produtos, abominando as empresas que pode até ajudar um lar de idosos, mas remunera mal seus empregados, não tem respeito com seus clientes e não cumpre bom papel frente aos fornecedores.
No Brasil, a partir dos anos 90 o movimento da Responsabilidade Social Empresarial ganhou força com a evolução do mercado e a exigência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!