monografia

Páginas: 9 (2233 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2014
O estudo e as reflexões que empregamos para compreender a sexualidade de crianças e adolescentes que convivem com vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) causador da doença Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Para isso delineamos as políticas de inclusão nos Campos da Saúde e da Educação e sua abrangência para os que convivem com o vírus HIV/Aids, questionamos as matrizeshistóricas e filosóficas de sustentação. Procuramos nos manuais, referenciais de apoio didático produzidos pelo Ministério da Saúde, na miúda produção acadêmica entre dissertações e teses na área da saúde, no documento 'Orientação Sexual', volume 10 dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), e em livros paradidáticos conferidos pelo Ministério da Educação e Cultura. Para realizar essa tarefa nosapropriaremos como base teórica dos conceitos imbricados na produção do conhecimento sobre sexualidade no Grupo de Pesquisa Paideia (UNICAMP). Assim, buscamos na produção do autor César Nunes a fundamentação da Educação Sexual Emancipatória para interpretar tal problematização, sob a concepção dialética da sexualidade. Reconhecemos nessa investigação crítica os sentidos e significados para asexualidade de crianças e adolescentes que convivem com o vírus HIV inspirada numa resolução fundamentalmente pessoal e subjetiva.
Nas últimas décadas tem-se debatido, em muitos países do mundo inteiro, duas grandes questões:

1- Quais são as características de escolas eficazes?
2- De que forma se pode aumentar a eficácia das escolas menos eficazes?
A primeira questão é importante para se saber o quedevemos implementar nas escolas se queremos que mais alunos aprendam mais.
Mas, respondida esta questão, a segunda mais importante é: quais são as medidas a serem tomadas, dentro da escola e no exterior, para que a implementação se torne um êxito? As respostas a estas perguntas são extremamente significativas para todas as partes envolvidas nos esforços de aperfeiçoamento da qualidade do ensino.Neste trabalho, vamos oferecer uma descrição concisa da situação atual.

Definição

Termo usado para designar qualquer estabelecimento de ensino, não importando seu nível ou categoria. Quando não se específica o sentido da palavra, significa escola primária.

A generalização da escola de nível elementar é uma conquista do século XX. Nela, o ensino é gratuito e compulsório até os 14 ou 15anos de idade. Diversos países consagram tais princípios em suas constituições. A organização da escola sofre, em geral, os efeitos das diferenças raciais existentes, muitas vezes, dentro de uma mesma nação. Também as diferenças de classes determinam a existência de tipos de escolas distintos.

É o que acontece, principalmente, com as escolas de nível médio e superior, cuja freqüência, na maioriados países, constitui privilégio das classes dominantes. A diversidade de localização da escola rural, por exemplo, deve seguir orientação diversa da adotada por um estabelecimento educacional urbano.
A maior parte das escolas primárias pertence ao Estado; mas instituições particulares ou de natureza religiosa e filantrópica também ministram o ensino nesse tipo de estabelecimento, ainda que emmenor grau.

Escolas ao Ar Livre: Fundadas no início do século, em alguns países, com o objetivo de auxiliar na recuperação de crianças enfraquecidas. Proporcionam instrução, assistência médica, dieta racional, repouso e trabalho dosados, banhos de sol, etc.. Hoje já existem escolas de ar condicionado, mantidas a temperatura constante, especial para crianças predispostas à tuberculose ouraquíticas.

Escolas Correcionais: Criadas com o fim de reajustar os menores delinqüentes, evoluíram de meros cárceres para instituições em que se procura orientar e recuperar o menor. As melhores escolas desse tipo são as que se localizam no campo, em meio a um ambiente de liberdade vigiada. Ainda existem, entretanto, as escolas de tipo cárcere, que são verdadeiras escolas de crime, onde os jovens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!