monografia vila economizadora

Páginas: 5 (1045 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução
As mudanças enfrentadas pelo Brasil, mais especificamente no estado de São Paulo, com o crescimento econômico graças a importação e exportação de produtos. Decorrente a isso o crescimento populacional, expansão das cidades e sofisticação das questões urbanísticas. E o surgimento das vilas operárias e suas principais características.

Contexto geral (socioeconômico de São Paulo séc.XIX-XX
A troca do século trouxe consigo muitas mudanças positivas para a estrutura das cidades. O desenvolvimento econômico adquiriu novos meios de produção, a ampliação da ciência e o transporte. Sendo os meios de transporte vitais para a época, por exemplo a ferrovia que era a condução dos operários. Segundo Hugo “A estrutura da economia brasileira em 1919, baseava-se 79% na agricultura e 21%na indústria” (p.27) SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990
Entre os anos de 1914 e 1940 a população criou novos padrões de consumo, levando a cidade ao caminho de um mundo moderno, com a compactação de loteamentos e espaços delimitados.
“São Paulo na década de 1910 já se gabaritava como grande metrópole brasileira do séc.20. Riqueza do café patrocinava um quadro de prosperidade materiale capacitação industrial num Brasil ainda dominantemente rural.” (p.51) SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990
Esses passos significativos para o país foram proporcionados pela exportação e pela venda do café no mercado. Graças a esse período da alta do café, o mercado de São Paulo passou a receber grande quantidade de produtos industriais importados. E com isso houve o aumentosignificativo da imigração.
“Mesmo a solução para os novos problemas habitacionais se vê sob essa influência. A lei nº1098 de 8 de julho de 1908, que concede favores para a construção de casas operárias, diz em seu art.30: A Câmara Municipal em representação ao Congresso Federal, pedirá, além de outros favores que ele julgar convenientes (...)” (p.33) DIAS, Maria Lucia Ribello Pinho. DesenvolvimentoUrbano e habitação popular em São Paulo.
“Lei nº604, de 13 de setembro de 1902, autoriza o prefeito a contractar a construcção da casa, villas operárias e núcleos colonizadores.” (p.61) DIAS, Maria Lucia Ribello Pinho. Desenvolvimento Urbano e habitação popular em São Paulo


Quadro habitação social em SP início séc. XX
Com o crescimento econômico as cidades vão se organizando em núcleosintegrados e concentração, onde são pequenos lotes para muita gente. Devido a esse problema de falta de espaço a sociedade da época passou a sentir a falta de privacidade e começou a exigir a construção de praças e parques para recuperar essa privacidade perdida. Segundo Hugo “A partir de 1904 houve a criação de novos eixos viários, a uniformização das fachadas dessas avenidas e a implantação de parquespúblicos mediante a remodelação do tecido urbano colonial da cidade” (p.24) SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990.


A inserção da vila operaria como moradia - principais características
A construção das vilas operárias foram incentivadas ao decorrer dos anos de 1987 a 1908. Eram casas com um projeto tradicional com sapatas de fundição, feitas com blocos sobre blocos de barro ou deconcreto, com o acabamento de emboço, reboco e pintura. E cobertura de telhado de madeira com telhas de barro.
Segundo Maria “Dimensões iniciais das “casas de operários”: sala voltada para rua, quartos se abrem para um corredor lateral, cozinha nos fundos ligando-se à sala através dos quartos.” (pp.73,74) DIAS, Maria Lucia Ribello Pinho. Desenvolvimento Urbano e habitação popular em São Paulo

Avila economizadora e suas características espaciais
A Vila Economizadora foi construída, na época da industrialização, para os operários que trabalhavam ao lado nas ferrovias. Devida a alta demanda de mão de obra e por conta dos transportes de mercadorias.
Ela só pode ser reformada internamente, já externamente pode ser restaurada mas mantendo a fachada original.
De acordo com uma entrevista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • referencias para monografia Vila economizadora
  • Introdução e conclusão, monografia vila economizadora
  • Vila economizadora
  • Vila Economizadora
  • vila economizadora
  • Vila Economizadora
  • Vila economizadora
  • Vila Economizadora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!