Monografia Uso de motos no CBMMA

9273 palavras 38 páginas
11

1 INTRODUÇÃO

Desde sua invenção em 1869, as motocicletas sempre foram amplamente usadas, seja pelas pessoas em geral como meio de transporte particular, seja pelos órgãos de defesa e segurança pública do Estado.
Na Segunda Guerra Mundial, elas tiveram uma participação marcante no deslocamento de combatentes, eram as Minimotos Welbike, usadas pelo exército americano na operação sobre a Normandia no dia que ficou conhecido como o Dia
“D”1.
No tocante aos órgãos de segurança pública, esse meio de transporte também começou a ter grande participação devido ao baixo custo e à grande mobilidade, mobilidade essa essencial porque as cidades em geral estão sofrendo problemas graves no trânsito causados pelo exponencial aumento do número de automóveis nas ruas.
Nesse contexto, observou-se que com o passar dos anos, o tráfego de veículos vem aumentando, consequentemente, os congestionamentos estão ficando cada vez mais frequentes.
Esses congestionamentos dificultam muito o deslocamento das viaturas do Corpo de Bombeiros quando se direcionam para as ocorrências, isso foi decisivo para a escolha do tema desta monografia, pois se observou que o uso de motocicletas no serviço operacional do corpo de bombeiros é uma ótima solução para agilizar o atendimento às ocorrências de bombeiros, além de serem de menor custo e de poderem se deslocar pelos corredores deixados pelos automóveis em um engarrafamento. O objetivo principal deste estudo será demonstrar que o corpo de bombeiros em São Luís pode utilizar motocicletas nas ocorrências, para isso, elas deverão ser equipadas com materiais que proporcionarão aos motossocorristas2 eficiência no atendimento.

1

Como ficou conhecido o dia seis de junho de 1944, no qual se deu a maior operação militar da história, quando 175 mil homens dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá, lançaram-se nas praias da Normandia, dando

Relacionados