Monografia Superação de Dormencia

Páginas: 16 (3860 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014

INSTITUTO JOÃO NEORICO
FACULDADE DE RONDÔNIA
ARTHUR FELIPE BORIN DOS SANTOS


GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Cassia ferruginea (SCHRAD.) SCHRAD. EX. DC. SUBMETIDAS À ESCARIFICAÇÃO MANUAL E NÍVEIS DE SOMBREAMENTO.












Porto Velho-RO
2012
ARTHUR FELIPE BORIN DOS SANTOS







GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Cassia ferruginea (SCHRAD.) SCHRAD. EX. DC. SUBMETIDAS ÀESCARIFICAÇÃO MANUAL E NÍVEIS DE SOMBREAMENTO.


Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Rondônia como requisito para a obtenção do título de Engenheiro Florestal.

Orientador: César Augusto Domingues Teixeira






Porto Velho-RO
2012
ARTHUR FELIPE BORIN DOS SANTOS




GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Cassia ferruginea (SCHRAD.) SCHRAD. EX. DC. SUBMETIDAS ÀESCARIFICAÇÃO MANUAL E NÍVEIS DE SOMBREAMENTO.

Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Rondônia como requisito para a obtenção do título de Engenheiro Florestal.
APROVADA: 22 de Junho de 2012

______________________________
Prof. Dr. César A. D. Teixeira
Orientador

____________________________
Prof. Dr. Eugenio Pacelli Martins______________________________
Prof. Renato Berwanger da Silva.


Porto Velho-RO
2012



Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado. A minha família companheira na hora da tribulação. Aos meus pais, Tânia e Marcos Cesar, pelo reconhecimento à minha profissão, os quais têm desejado em um futuro próximo a satisfação de uma educação bem aplicada, sabendo dos desafios dotrabalho na área e sua importância no contexto atual. A meus irmãos, Vitor e Anibal, à minha Esposa, Daniela Brito, e amigos pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, a todos os professores que muito contribuíram para a minha formação, dos quais tenho boas lembranças.


AGRADECIMENTOS

Ao Prof. Dr. César A. D. Teixeira e ao pesquisador Henrique Nery Cipriani por seu apoio e inspiraçãono amadurecimento dos meus conhecimentos e conceitos que me levaram a execução e conclusão desta monografia. Pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão deste trabalho de conclusão de curso.
Aos amigos e colegas, em especial ao Eng. Florestal Deilson Cássio e Eng. Florestal José Alexandre, pelo incentivo e pelo apoio constantes.


SUMÁRIO






RESUMOSANTOS, Arthur Felipe Borin dos, Faculdade de Rondônia, XXXX de 2012. Germinação de sementes de Cassia ferruginea (Schrad.) Schrad. ex. DC. submetidas à escarificação manual e níveis de sombreamento. Orientador: César Augusto Domingues Teixeira.

A Cassia ferruginea (Schrad.) Schrad. ex DC.é uma árvore nativa do Brasil muito utilizada em arborização e com potencial para uso em recuperação de áreasdegradadas. Contudo, suas sementes apresentam dormência tegumentar, dificultando a produção de mudas. A intensidade de luz pode afetar a germinação de algumas espécies e, consequentemente, o método de produção de mudas. O objetivo desse trabalho foi avaliar diferentes níveis de escarificação física e níveis de na germinação de sementes de Cassia ferruginea. As sementes foram escarificadasmanualmente, seccionando-as em 0, 25, 50 e 75 % de seu tamanho e semeadas em canteiros a pleno sol e com sombreamento natural. Foi utilizado um fatorial completo 4x2, em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições, sendo 25 sementes por parcela. A germinação foi avaliada semanalmente até os 56 dias após a semeadura (DAS). Foi calculada a porcentagem de germinação aos 56 DAS e o índice develocidade de germinação (IVG). Fez-se análise de regressão e de variância para se descrever o comportamento das variáveis em função dos tratamentos. Não houve diferença significativa (p>0,05) entre os níveis de sombreamento para o IVG e a porcentagem de germinação aos 56 DAS. A máxima porcentagem de germinação e o maior IVG foram obtidos seccionando-se as sementes a 25 % de seu tamanho, sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Superação de dormencia
  • EMBEBIÇÃO DE SEMENTES E SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA
  • Métodos para superação de dormência em sementes de leucena
  • Avaliação de metodos de superação de dormencia de sementes de pau-de-balsa
  • SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DE SEMENTES DE Crotalaria retusa L.
  • Diferentes métodos de superação de dormência de sementes de bandarra (Schizolobium amazonicum) e qualidade das...
  • Métodos para superação de dormência em sementes de pinhão-manso (jatropha curcas l.).
  • Superação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!