Monografia sobre wong kar-wai

8530 palavras 35 páginas
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
5
1. A VIDA E OBRA DO CINEASTA
O produtor, diretor e roteirista conhecido, também, como Kar-Wai Wong, nasceu em Shangai (China) no dia 17 de julho de 1958. Aos 5 anos imigrou para Hong Kong, com sua família. Seu pai era marinheiro e gerente de boate. E Wong Kar-Wai lembra de passar sua juventude frequentando cinemas com sua mãe. Graduou-se em design gráfico pela Hong Kong Polytechnic School e após se inscrever na Hong Kong Television Broadcasts (TVB) passou a trabalhar como assistente de produção e roteirista.
Seu roteiros começaram a evidenciar-se e em 1987 seu roteiro “Vitória Final” foi dirigido por Patrick Tam, sendo o terceiro filme pretendido para uma trilogia. Foi então, em 1988 estréia sua primeira direção em “Tears Go By” que também faz parte da trilogia.
Wong faz muito sucesso, e todos queriam trabalhar com ele e tinha como repetição de ser um diretor que não se comprometeria a agradar a todos. Criticos se fascinavam com Wong Kar- Wai, que se baseava muito nas obras de Chris Doyle. É então que cria sua própria produtora “Tone Studios Jet” finalmente garantindo maior liberdade criativa que não tinha anteriormente.
Passou a trabalhar com a adaptação à sua maneira, e com “Ashes Of Time” (1994) seus orçamentos se excederam onde teve que injetar muito dinheiro necessário. Foi durante a pós- produção que Wong fez uma pausa para trabalhar em algo mais pessoal, o seu projeto “Chungking Express” (1994). Um ano depois, mais um projeto “Anjos caídos” que faziam que sua reputação fosse crescente para este visual como percepção emocional.
No ano de 1997, Wong faz o filme “Happy Together”, filmado na Argentina com um pano de fundo homossexual. Com isso impressionou os críticos o suficiente para ganhar um prêmio no Festival de Cinema de Cannes. Em 2000 Wong estava decidido em trabalhar em seu filme “In The Mood For Love”, mas o processo foi interrompido e foi obrigado, contratualmente, a iniciar sua próxima obra, o filme

Relacionados

  • Marketing educaional
    27820 palavras | 112 páginas
  • Cinematografiadobrasil estudo de caso
    23943 palavras | 96 páginas
  • Cultura Audiovisual
    149775 palavras | 600 páginas