monografia sobre poluição da agua e chuva acida

Páginas: 9 (2001 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
Poluição da água
E
Chuva acida









Thiago Alves







Poluição da água e chuva acida
Thiago de Souza Alves
3° ano do ensino médio
Prof. Veruska Cabral
Disciplina: química
Colégio Don Quixote
4° bimestre





















Sumário:
Introdução 1
Principais poluentes 2
Autodepuração da água 3
Poluição dos mares e oceanos4
Poluição da água subterrânea 6
Soluções 7
Chuva acida 8
Biografia 10


















Introdução:
É importante termos primeiro na cabeça a idéia de que a água do mundo não vai acabar pois ela não sai da atmosfera ela só pode sertransformada e imprópria por causa poluição.
A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está em perigo de extinção no planeta terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição. É interessante saber como e porque isso vem ocorrendo, e tomarmedidas para a prevenção. Mas primeiro vamos saber o que seria uma água potável, ou seja, própria para o consumo. Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.
A poluição da água  é a introdução de partículas estranhas ao ambiente natural, bem como induzir condições em um determinado curso ou corpo de água, direta ouindiretamente, sendo por isso potencialmente nocivo à fauna, flora, bem como populações humanas vizinhas a tal local ou que utilizem essa água.
Hoje em dia a poluição da água é questão a ser tratada em um contexto global. Considera-se que esta é a maior causadora de mortes e doenças pelo todo o mundo e que seja responsável pela morte de cerca de 14000 pessoas diariamente.
A água é geralmenteconsiderada poluída quando está impregnada de contaminantes antropogênicos, não podendo, assim, ser utilizada para nenhum fim de consumo estritamente humano, como água potável ou para banho, ou então quando sofre uma radical perda de capacidade de sustento de comunidades bióticas (capacidade de abrigar peixes, por exemplo). Fenômenos naturais, como erupções vulcânicas, algas marinhas, tempestadese terremotos  são causa de uma alteração da qualidade da água disponível e em sua condição no ecossistema.











Principais poluentes da água

- Resíduos e detritos - o lixo sólido na água impossibilita a entrada de luz, causando a morte nas plantas aquáticas. Assim, o oxigênio dissolvido na água irá diminuir, o que pode comprometer a sobrevivência dos outros seres vivos;

 - Produtos químicos - como ácidos, adubos, pesticidas e detergentes, são lançados na água, provocando a sua poluição. Os acidentes com petroleiros ou a limpeza dos seus tanques deitam ao mar grandes quantidades de petróleo, o que dá origem às chamadas marés negras. Como resultado, as praias ficam poluídas e morrem muitos peixes e aves;

 
- Matéria orgânica - é formada pelos detritos que constituemos esgotos de habitações, de criação de gado e também de algumas indústrias: lacticínios, azeite, têxteis e papel. A decomposição desta matéria orgânica em excesso esgota o oxigênio dissolvido na água, causando a morte dos seres vivos aquáticos;

- Aquecimento das águas - as águas usadas para refrigeração nas indústrias saem aquecidas para o exterior. Este desequilíbrio na temperatura podeprovocar a morte de alguns seres vivos e o desenvolvimento exagerado de outros.



Quanto à origem dos resíduos, as fontes poluidoras podem ser classificadas como:

- Fontes tópicas (localizadas): São identificadas e controladas mais facilmente do que as difusas (dispersas), cujo controlo eficiente é ainda um desafio.

 
- Fontes difusas (dispersas): São identificadas pelas zonas que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poluição chuva acida
  • Poluição do Ar e Chuva Ácida
  • Poluição atmosférica e chuva ácida
  • Trabalho sobre a poluição das aguas
  • sustentabilidade
  • Poluição Atmosférica, Chuva Ácida e Efeito Estufa
  • monografia sobre escassez de agua
  • A actuação da água das chuvas sobre o calcário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!