monografia poluição

Páginas: 50 (12368 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU




POLUIÇÃO INDUSTRIAL









BAURU
2013

ÍNDICE
Introdução 3
Objetivos 5
1. ORIGENS DA INDÚSTRIA 5
2. MEDIDAS REGULAMENTATÓRIAS ESTATAIS 7
2.1. Procedimento de licenciamento industrial 8
2.2. Normas a respeito da poluição industrial 10
3. TIPOS DE POLUIÇÃO 13
3.1.Poluição industrial atmosférica 13
3.2. Poluição industrial da água 17
3.3. Poluição industrial do solo 19
4. EFEITO ESTUFA 22
5. CRÉDITO DE CARBONO - MDL 24
6. CHUVA ÁCIDA 26
7. OUTROS TIPOS DE POLUIÇÃO 27
7.1. Sonora 27
7.2. Visual 29
8. EFEITO DOS POLUENTES NOS RIOS 30
9. TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS 32
9.1Classificação 32
9.2. Tratamento dos Resíduos Sólidos 33
9.2.1. Incineração 33
9.2.2. Aterro industrial 35
9.2.3. Reciclagem de Resíduos Sólidos 36
9.2.4. Compostagem 36
9.2.5. Outros processos de tratamento 37
9.2.6. Logística Reversa 37
CONSIDERAÇÕES FINAIS 39
BIBLIOGRAFIA 40



INTRODUÇÃO
A indústria surgiu entre os séculos XVIII e XIX, noprocesso chamado de Revolução Industrial, e foi uma das maiores transformações executadas pelo homem, pois ela alterou a forma de pensar e viver; e marcou o nascimento de uma época.
A finalidade da indústria é de transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isso força humana, máquinas e energia e utilizando processos cujo objetivo é minimizar custos e/ou maximizarlucros. Esse mecanismo gerou capital, empregos e novos setores, além de estimular o comércio e o acumulo de riquezas.
As indústrias então se modernizaram e foram se tornando imprescindíveis à sociedade, e atualmente fazem parte de todos os setores da produção e de uma forma geral melhoraram a vida da população, já que propiciaram maior acessibilidade aos produtos, tanto em termos logísticos quanto emfinanceiros.
A sociedade se transformou juntamente com as indústrias, as pessoas passaram a exigir uma maior velocidade e agilidade, o mundo passou a correr contra o tempo em torno de mais capital e surgiu então o capitalismo, e juntamente com ele o consumismo, os novos produtos cada vez mais modernos que as fabricas são capaz de produzir se tornaram símbolos de poder e status e são alvo deconsumidores.
O modo como vivemos passou a estar atrelado ao quanto desejamos ter no futuro, e descobertas como o carro, os produtos eletrônicos e até mesmo a internet são frutos das primeiras indústrias e da incansável busca por modernidades que ela gerou.
Se, por um lado, essa busca por modernidade e a alta velocidade com que a renovação tecnológica vem acontecendo trouxeram novas soluções paraantigos e novos problemas, pelo outro trouxe novos problemas. Peguemos um computador de ultima geração: ele pode nos ajudar com cálculos antes inimagináveis de serem feitos à mão (um problema antigo) e ele tem processadores mais rápidos que permitem a execução de programas cada vez mais sofisticados (um problema novo), mas ele rapidamente torna-se comercialmente obsoleto, já que é inimaginável a vendade um computador cujo lançamento foi há mais de 1 ano, ainda que ele funciona perfeitamente bem.
Essa bola de neve formada pela rápida inovação tecnológica e a subsequente geração de carcaças tecnológicas trouxe um problema seríssimo, a transformação ambiental, que durante muito tempo foi relevada, mas que atualmente está sendo constantemente debatida, estudada e sendo alvo de críticas (hápessoas que ainda não acreditam em mudanças climáticas) e esforços.
Isso ocorreu, pois, desde o início, se não para o funcionamento das fábricas, então, para a instalação dessas, era necessário que se desmatasse o terreno a ser usado e seus adjacentes para a instalação dos trabalhadores e, aos poucos, o cenário foi se alterando e a poluição que saia das chaminés e dos tubos de descarte foi fazendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • monografia poluicao ambiental
  • monografia sobre poluição da agua e chuva acida
  • Poluição
  • poluição
  • poluicao
  • poluição
  • poluição
  • Poluicao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!