Monografia Pedagogia
1 – INTRODUÇÃO........................................................................................................1
2–DESENVOLVIMENTO.............................................................................................2
3-CONCLUSÃO..........................................................................................................11 ANEXOS................................................................................................................12
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho é resultado de observações, buscas e descobertas compartilhadas durante as aulas participantes em sala de aula da Educação Infantil e junto às crianças que leciono ou que tenho contato. Procuro evidenciar o significado do Brincar e o que representa para a criança a aprendizagem escolar, entendida como desenvolvimento das faculdades intelectuais, morais e físicas do ser humano.
Além disso, procuro redimensionar e valorizar o sentido do lúdico, assegurando à criança o direito de ser sujeito de sua própria ação.
PROBLEMATIZAÇÃO
É nesse movimento entre brincar e aprender que se situam as preocupações, as dúvidas e as incertezas dos professores, pais e alunos nas escolas. Mais que as questões metodológicas, o que preocupa às instituições escolares é:
Como o brincar contribui para a aprendizagem escolar?
Quem deve estabelecer os limites entre o Brincar e o Aprender? Objetivos Gerais
Partindo do pressuposto que ao Brincar, as crianças criam, recriam, e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, é importante que se ofereça oportunidades diversas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens. Portanto, nosso objetivo será subsidiar teoricamente o professor e a família para que possa por meio de uma intervenção direta contribuir no seu cotidiano, e contribuir meios para facilitar a articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Objetivos Específicos
Brincar, expressando emoções, sentimentos,