MONOGRAFIA: PEDAGOGIA EMPRESARIAL: OS PILARES DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR

12127 palavras 49 páginas
RESUMO

FONSECA, Jerusa Cristiane da. PEDAGOGIA EMPRESARIAL: os pilares da educação na formação do empreendedor. 2007. 48 f. Monografia apresentada à Universidade de Franca, como exigência parcial, para a obtenção do título de Especialista em Pedagogia Empresarial. – Universidade de Franca, Franca.

A proposta deste trabalho é a realização de uma abordagem sobre educação e empreendedorismo. A história permitiu mostrar que a sociedade através de influências sociais, econômicas, políticas e culturais reproduz de forma o tipo de homem necessário no momento histórico com base neste argumento podemos entender alguns dos artigos da lei de diretrizes e base da educação que visa formação integral do cidadão e forneça subsídios para progredir nos estudos e qualificação para o trabalho. Com este argumento podemos entender a sociedade do conhecimento esta que visa um homem dinâmico e preparado para políticas neoliberais e a para o mundo globalizado. Esta era tecnológica trás a tona a necessidade de bem formar o indivíduo para lidar com estes novos conceitos, adquirindo novas posturas sociais. Os pilares da educação nos faz entender que esta necessidade educacional e na verdade uma cobrança social de um indivíduo empreendedor, alguém que ultrapasse as dimensões do saber que desenvolva habilidades e competências.

A escola através de projetos de forma diária ou em projetos complementares contribuir para esta efetivação do indivíduo empreendedor. Este trabalho pretendeu ampliar de forma critica esta realidade, percebendo que os pilares da educação surgem em momento especifico para auxiliar o educador a desenvolver as potencialidades do educando, pois através da concretização na escola dos pilares da educação temos a formação do indivíduo critico, consciente, autônomo, criativo e transformador da realidade, um indivíduo que faz acontecer, com características empreendedoras, sendo empreendedor em diversas áreas da própria vida.

Palavras-chave: Pilares da educação;

Relacionados