Monografia Contabilidade Ambiental

Páginas: 36 (8968 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
Impactos ambientais: Como as indústrias do setor siderúrgico poderiam valorar em suas etapas de produção: um estudo de caso aplicado a uma empresa de siderurgia brasileira.

Autor: Jessé Bigois
Prof. Viana

1 Introdução
1.1 Antecedentes do Tema

Atualmente as questões de natureza ambiental são os assuntos mais discutidos no meio científico, acadêmico, empresarial,populacional e governamental, tanto nacionalmente como internacionalmente. Certamente, todo esse debate deve-se ao elevado grau de relevância do assunto, pois, será impossível a continuidade da vida no planeta terra se, nós seres humanos, não aprendermos a respeitar a natureza.

De acordo com Andrade e Chiuvite (p. 15, 2004), as agressões à natureza se intensificaram após a Revolução Industrial(século XVIII), quando novos processos produtivos foram descobertos, e a busca por maiores lucros levou o homem a explorar grandes extensões territoriais, sem a mínima preocupação com o meio ambiente, começando a gerar sérios desequilíbrios entre a natureza e o homem.

Segundo da Motta (1995, p. 5), existem evidências que comprovam que a industrialização e a urbanização criaram, e com certeza aindacriam, pressões significativas na base natural de uma economia, por meio da utilização da acelerada dos recursos naturais exauríveis nos processos produtivos e da geração de poluição que degrada o meio ambiente. E os países desenvolvidos alcançaram o seu crescimento em níveis satisfatórios, obviamente, sem considerar os custos das perdas ambientais.

Porém, segundo Andrade e Chiuvite (2004),só foi a partir década de 60, quando Henry Jackson discutiu os riscos e os impactos ambientais no congresso ambientalista dos Estados Unidos, que a humanidade começou a refletir sobre a idéia de proteção ambiental. E isso porque ela passou a entender que a natureza não tem o poder de recuperá-se sempre e que a continuidade da vida no planeta terra estava diretamente ligada a preservação ambiental.Infelizmente, a sociedade só veio conscientizar-se desse grave problema quando os efeitos dos danos ambientais contra a natureza já tinham ganhado grades proporções.

A partir de 1970 órgãos mundiais, como a Organizações das Nações Unidas, o Banco Mundial e outros órgão, passaram a demonstrar interesses com o meio ambiente, demonstrado que, segundo Paiva (2003), o interesse na prevenção eno combate a poluição diz respeito a toda a humanidade. Vale ressaltar que a primeira conferência mundial sobre o Meio Ambiente, organizada pela ONU, aconteceu em 1972 em Estocolmo, cujo objetivo foi examinar os problemas ambientais no mundo e buscar soluções e novas políticas governamentais com o intuito de reduzir aos danos caudados ao meio ambiente. A segunda conferência aconteceu no Rio dejaneiro em 1992, conhecida internacionalmente como ECO 92, sob o enfoque desenvolvimento sustentável, e criação da Agenda 21, cujo objetivo, segundo Andrade e Chiuvite (2004), era apresentar um programa de ações que buscava compatibilizar o desenvolvimento econômico com a justiça social e a sustentabilidade ambiental. A terceira Aconteceu em 2002 em Johannesburgo, Àfrica do Sul, tendo como temacentral da discussão a erradicação da pobreza, a mudança dos padrões de produção, consumo e manejo de recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.

Segundo Eder, citando Moura (2000), as questões ambientais, no Brasil, passou a ganhar força apenas no inicio da década de 80 quando foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos NaturaisRenováveis – IBAMA, o Departamento de Proteção dos Recursos Naturais – DPRN e os órgãos ambientais municipais.

Segundo Young e Lustosa (2001), foi também a partir de década de 80 que as questões relacionadas ao meio ambiente, no mundo, ganharão força. E isso se deu em virtude do processo de globalização financeira e o aumento das importações e exportações entre os países, obviamente, submetido as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monografia Contabilidade
  • monografia contabilidade
  • Monografia de Contabilidade
  • Monografia de contabilidade
  • Contabilidade ambiental
  • CONTABILIDADE AMBIENTAL
  • contabilidade ambiental
  • Contabilidade Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!