Monografia brasil x fmi

Páginas: 62 (15308 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
1 INTRODUÇÃO

Em 1944, a cidade de Bretton Woods, Estados Unidos, sediou uma convenção que reuniu representantes de 44 países, com foco principal em reestruturar a ordem econômica mundial no pós guerra, bem. Dessa reunião foi acertado que o plano criado pelo representante norte americano, Dexter White, que propôs a criação de uma instituição com papel duplo. O primeiro consistiria em um fórumpara exame das condições econômicas dos países associados, cabendo a este o papel de avaliar quando as taxas de câmbio deveriam ser ajustadas, taxas essas que deveriam ser fixas. Esta medida serviria para eliminar desvalorizações oportunistas cujo propósito fosse transferir problemas para vizinhos preservando a possibilidade de mudanças do câmbio quando fossem realmente justificadas. O segundopapel seria de financiar o ajuste de curto prazo de problemas de balanço de pagamento dos países associados, evitando que eventuais pressões sobre a taxa de câmbio inviabilizasse o primeiro mecanismo citado.

O Brasil, membro do Fundo desde sua criação, apenas começou a fazer uso de seus mecanismos uma década depois, no ano de 1954 e desde que esse elo de endividamento foi estabelecido. A relaçãoentre o país e o fundo tornou-se alvo de grande interesse, estudos e discussões, devido às proporções que a dívida tomava e a dependência que isso gerava para o país, mesmo quando isso significava perda de soberania na tomada de decisões. Um dos objetivos desse estudo é expor o debate sobre o preço a ser pago pelo aporte do FMI, não só em relação aos juros, mas à imposição de políticas austeras,pautadas no conhecimento econômico convencional, que remetem a perda de soberania no tocante às políticas internas, conforme Almeida (2004), Batista Jr. (1988), Oliveira (2009) e tantos outros.

O trabalho será norteado pela inquietante pergunta: Como o Brasil pagou sua dívida com o FMI e a troco de que isso foi feito? E através da história e dos fatos relatados pelos autores selecionados, teremosuma chance de entender esse assunto tão discutido, mas com informações tão maquiadas e manipuladas pela mídia.

Uma relação cronológica será levantada a respeito desse elo que liga o Brasil ao FMI, até a sua ruptura, ou pelo menos até que esse paradigma envolvendo credor e devedor fosse alterado. No capítulo dois, será exposta a criação do FMI, bem como os primeiros passos do Brasil, rumo aoendividamento. No terceiro capítulo serão analisadas as causas, consequências e a solução encontrada pelo Brasil para resolver o dilema da moratória. No capítulo quatro, serão estudados os motivos pelo qual o Brasil recorre novamente ao FMI e as bases que condicionaram o pagamento parcial, mas de grande parte da dívida externa, bem como a quitação com o FMI.

Apesar de o exposto nos causar aimpressão de que ao final dessa trajetória o Brasil não deve mais nada a ninguém, isso não passa de ilusão. O que nos leva ao debate final do trabalho, sobre as condicionantes desse pagamento adiantado e sua viabilidade, ora o Brasil ainda é um país carente e mergulhado em dívidas.

2 OS PRIMÓRDIOS DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL

Com o cenário pós Segunda Guerra Mundial, durante a primeira metadedo século XX, os Estados Unidos firmaram sua hegemonia sobre o mundo. O preço disso foi o rastro de destruição deixado no mundo, principalmente na Europa, tanto na infra-estrutura quanto na economia. Com o intuito de reestruturar a ordem econômica mundial, através da construção de um novo padrão financeiro internacional, promovendo o crescimento econômico e a prosperidade no pós-guerra, em 1944,na cidade turística de Bretton Woods, no Estado de New Hampshire, Estados Unidos, foi realizada a Conferência Monetária e Financeira Internacional das Nações Unidas e Associadas, tendo como participantes mais de 700 delegados vindos de 44 países aliados que saíram vitoriosos do conflito.

Os debates sobre os rumos que a economia mundial tomaria foram particularmente protagonizados por um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FMI e o BRASIL
  • Brasil e fmi
  • Brasil e fmi nos anos 2000
  • artigo cientifica x monografia
  • Monografia doar x dfc
  • Monografia x artigo científico
  • monografia leitura x escrita
  • Monografia X Artigo Cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!