Monográfica Fono

Páginas: 39 (9597 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014

1.Introdução
O desenvolvimento infantil é considerado como um processo sequencial contínuo e relacionado à idade cronológica, onde o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas (HAYWOOD & GETCHELL, 2004).
Acredita-se que as mudanças nocomportamento motor reflitam diretamente as alterações maturacionais do sistema nervoso central. O processo de crescimento facial requer inter-relações morfogênicas intimas entre todas as partes dos tecidos moles e duros que estão crescendo, modificando-se e funcionando, cuja meta é um estado de equilíbrio funcional e estrutural complexo (ENLOW & HANS, 1999).
A Sindrome de Moebius (SM) foiinicialmente descrita por Von Graefe em 1880 e, em 1892, Moebius reuniu e descreveu 44 casos, motivo pelo qual a síndrome recebeu seu nome MOREIRA et al, 2001.
Caracteriza-se por uma paralisia congênita e não progressiva do VII e VI nervos cranianos (NC), quase sempre bilaterais, o que produz uma aparência facial pouco expressiva e estrabismo convergente. Frequentemente outros NC estão comprometidos,uni ou bilateralmente, determinando ptose palpebral, estrabismo divergente, surdez, distúrbio da sensibilidade nos territórios inervados pelo trigêmeo, disfagia, disfonia, e atrofia de língua que podem ser verificados em diferentes combinações FONTENELLE et al, 2001.
Os nervos cranianos e espinhais, que recebem a denominação de neurônio motor inferior, são responsáveis por movimentos reflexos econstituem o trajeto final comum para a transmissão de informações dos neurônios motores superiores, provocando a contração muscular e os movimentos das estruturas envolvidas na fala e nas funções estomatognáticas FELÍCIO, 2009.
Os pares cranianos realizam a inervação sensória e motora do sistema estomatognático. Estão diretamente relacionados as funções orofaciais os nervos trigêmeo (V), facial(VII), glossofaríngeo (IX), vago (X) e hipoglosso (XII) FELÍCIO, 2009. Essas informações são de extrema importância para observarmos as alterações apresentadas nos portadores da Síndrome de Moebius.
A origem da SM permanece especulativa, mais certamente, é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Isquemia fetal transitória é a teoria mais aceita para explicar a Síndrome. Segundo seusdefensores, qualquer alteração que prejudique o fluxo sanguíneo da placenta para o feto, num certo momento da gestação, poderia originar a aplasia ou a hipoplasia dos núcleos dos nervos facial e motor ocular externo, no tronco cerebral.
Independentemente da teoria principal, alguns fatores ambientais tem sido implicados da gênese da SM: hipertemia, exposição da gestante a infecção, utilização domisoprostol, do álcool, da cocaína, da talidomida, e de benzodiazepínicos, entre outros FONTENELLE et al, 2001.
A intervenção nos portadores da SM pode ser eficiente, pois além de aprimorar os movimentos faciais, auxiliando na sucção nutritiva (amamentação e aleitamento artificial), sucção não nutritiva, coordenação da sucção, deglutição e respiração, audição e alimentação (consistências eutensílios), também pode proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Devido ao grande número de anomalias que os indivíduos portadores da SM podem apresentar, seu tratamento deve ser multidisciplinar, sendo que o papel do fonoaudiólogo é tentar minimizar as dificuldades desses indivíduos.






2.0 Objetivos
2.1 Objetivo Geral
O objetivo desta pesquisa é demonstrar a intervençãofonoaudiológica nos portadores da SM, frente as alterações de alimentação e audição apresentadas.
2.2 Objetivos Específicos
Intervenção Fonoaudiológica aos portadores da SM quanto a:
- Sucção nutritiva ( amamentação e aleitamento artificial),
- Sucção Não Nutritiva,
- Coordenação da sucção, deglutição e respiração,
- Audição e
- Alimentação ( Consistências e utensílios).












3.0...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fono
  • Fono
  • Fono
  • Fono
  • fono
  • Monografica
  • Fono
  • fono

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!