MONITORIA: UMA OPORTUNIDADE DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO

1541 palavras 7 páginas
MONITORIA: UMA OPORTUNIDADE DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO
Érica Kelly Torres Pereira (Bolsista)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas/Departamento de Administração
MONITORIA

RESUMO:
O presente trabalho apresentará algumas vantagens de se participar de um projeto de Monitoria durante o curso da graduação. Estar-se-á abordando de forma mais específica o desempenho do monitor no projeto de Monitoria desenvolvido para a disciplina de Administração Financeira I do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba no decorrer do ano letivo de 2012.
Tem-se por objetivo mostrar a função do monitor e as atividades desenvolvidas pelo mesmo sob a supervisão do professor orientador. Tais atividades auxiliam a maximizar o aprendizado entre os discentes tornando a disciplina “menos complicada” aos olhos dos mesmos e assim podendo contribuir para o aumento no número de aprovações na disciplina ao termino do período obtendo assim um melhor histórico do rendimento acadêmico da disciplina. A partir de pesquisas em artigos publicados em sites de pesquisa e emprego da técnica da análise teórica das práticas didático-pedagógicas realizadas durante o período de um ano de monitoria, abordou-se sobre o conceito de Monitoria, sua aplicação e suas vantagens para o discente da disciplina. Palavras-Chave Monitoria. Discente. Rendimento Acadêmico.

1 Introdução

Soares apud Lins(2008), trás que em 1968 fora criado o sistema universitário federal do Brasil e com tal criação fez-se necessário a implementação de um conjunto de normas que regulamentasse esse sistema. Foi a lei Federal nº. 5.540, de 28 de novembro de 1968, que fixou normas de funcionamento do ensino superior e instituiu em seu artigo 41 a monitoria acadêmica. O artigo relata que as universidades deverão criar as funções de monitor para alunos do curso de graduação que se submeterem a prova específica, nas quais demonstrem capacidade de desenvolvimento em atividades técnico-didáticas de

Relacionados