Monitoramento cactis

3781 palavras 16 páginas
Monitoramento com o Cacti
Este artigo aborda o monitoramento de ativos de rede utilizando o Cacti. Explica-se o que ele é, como é seu funcionamento, como foi escrito, como adicionar devices e criar gráficos. favoritar marcar como lido inserir nota pessoal
Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas.
Do que se trata o artigo
Este artigo aborda o monitoramento de ativos de rede utilizando o Cacti. Explica-se o que ele é, como é seu funcionamento, como foi escrito, como adicionar devices e criar gráficos. Além disso, explica-se como configurar o Cacti a partir de uma instalação mínima do CentOS 6, instalar e configurar o servidor web e o banco de dados.
Em que situação o tema útil
Este artigo é útil para todos que tenham interesse no monitoramento de ativos de rede. Em particular, para aqueles interessados na configuração de um ambiente de monitoramento.
Monitoramento com o Cacti
Este artigo é destinado a todos que ainda não conhecem ou conhecem pouco sobre o Cacti. Aqui você entenderá como ele funciona, quais são as tecnologias envolvidas e como ele pode ser configurado. Descreve-se como instalar e configurar componentes do famoso LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP) e como o Cacti faz uso dessas tecnologias.
O Cacti é uma solução PHP e MySQL que utiliza a engine RRDtool (base de dados desenvolvida para armazenar séries de dados numéricos sobre o estado de redes de computadores) para gerar gráficos. Ela possui uma interface gráfica para gerenciamento bastante amigável onde se podem realizar todas as configurações como, por exemplo: de devices monitorados, grupos, templates, formas de coleta, formas de armazenamento, formas de exibição, etc.
Neste artigo iremos explicar as principais características da ferramenta, como ela funciona e o que se pode fazer para ajudar o administrador de redes a solucionar problemas que possam ocorrer na infraestrutura.
A instalação padrão já possui diversas configurações prontas.

Relacionados