Monitor

Páginas: 7 (1627 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar sobre o monitor, que é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem.
Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem.
Actualmente, essas tecnologias são três: CRT , LCD e plasma. À superfície do monitor sobre a qual se projectaa imagem chamamos tela, ecrã ou écran.

Breve história dos Monitores
As telas são os elementos de saída mais comuns dos computadores. Oferecem informação em tempo real através de textos e gráficos do seu trabalho, jogo, comunicação ou qualquer outro uso do aparelho. Hoje em dia, a maioria deles usa um tubo de raios catódicos (CRT), mas estes vêm perdendo bastante espaço para os monitores decristal líquido (LCD), os de diodos de emissão de luz (LED) e os monitores de plasma. A maior vantagem dos monitores LCD é o tamanho, já que necessitam muito menos espaço para iluminar uma tela muito maior.
Porém, antes de chegar às finíssimas telas de plasma com milhões de cores e alta definição que estão à venda, vamos ver como eram os monitores antigamente.
Imagine que nos anos 70 só existiammonitores que emitiam uma luz verde e produziam somente linhas de texto. Eles usavam uma reação química feita com fósforo, daí o apelido. Tinham uma resolução menor que a de qualquer telefone celular do mercado, e precisavam ser desligados com frequência, para não estragarem (daí veio a necessidade dos protetores de tela).
Nos anos 80, a IBM inovou ao introduzir várias invenções: os monitores CGA(Color Graphics Adapter), que era capaz de produzir fantásticas quatro cores e tinha a resolução máxima de 320 pixeis horizontais por 200 pixeis verticais. Isso é muitíssimo menor do que a tela na qual você está lendo este texto.
Depois, a IBM lançou o EGA, em 1984. Este sistema era capaz de exibir 16 cores diferentes e tinha a resolução de 640x350 pixels, o que facilitava a exibição e a leiturade textos. O sistema VGA nasceu em 87 e consistiu em uma grande inovação, tanto que ainda é um sistema compatível com a maioria dos computadores de hoje em dia, apesar de que suas características sejam bem simples comparadas com um monitor atual. Os sistemas de hoje em dia são compatíveis com o VGA, mas com muito mais cores e resolução.

Tecnologias – Tipos principais de Monitores
* CRT
CRT(Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor "tradicional", em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de electrões, que actuam no material fosforescente que a reveste, assim formando as imagens.
Este tipo de monitor tem como principais vantagens:
1. Longa vida útil;
2. Baixo custo de fabricação;
3. Grande banda dinâmica de cores econtrastes; e
4. Grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).

As maiores desvantagens deste tipo de monitor são:
1. Suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50 cm de profundidade e pesar mais de 20 kg);
2. O consumo elevado de energia;
3. Seu efeito de cintilação (flicker); e
4. Apossibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raios x), danosa à saúde no caso de longos períodos de exposição. Este último problema é mais frequentemente constatado em monitores e televisores antigos e desregulados, já que actualmente a composição do vidro que reveste a tela dos monitores detém a emissão dessas radiações.
5. Distorção geométrica.

* LCD
LCD (Liquid CristalDisplay, em inglês, sigla de tela de cristal líquido) é um tipo mais moderno de monitor. Nele, a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores.
Tem como vantagens:
1. O baixo consumo de energia;
2. As dimensões e peso reduzidas;
3. A não emissão de radiações nocivas;
4. A capacidade de formar uma imagem praticamente perfeita, estável, sem cintilação, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monitores
  • monitores
  • Monitor
  • Monitores
  • Monitores
  • Monitores
  • monitor
  • monitor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!