Monica n.º17 10ºC

875 palavras 4 páginas
O que é Matrix? Controle. A Matrix é um mundo de sonhos gerado por computador... feito para nos controlar… Morfeus para Neo.
O filme praticamente começa com a pergunta o que é Matrix?. Trinity e Neo - É a pergunta que nos impulsiona, Neo. Foi a pergunta que te trouxe aqui. Você conhece a pergunta assim como eu. E ele: - O que é a Matrix?. Em seguida, a jovem conclui: - Sim, a resposta está aí. Ela está à sua procura. E te encontrará se você desejar.
(Se ele procurar o conhecimento vai encontra-lo)

No filme, Morpheus alerta Neo, no programa de treinamento (após ele se distrair com a Mulher de Vermelho que, num piscar de olhos, dá lugar a um agente letal), que qualquer um em Matrix é um agente em potencial.
Se considerarmos a linguagem metafísica e dualista de Platão (luz/sombra, ciência/opinião, essência/aparência),
Prisioneiros
A- são a humanidade ignorante - no sentido de não saber, não conhecer.
M -eles são representados pela humanidade prisioneira das máquinas tiranas.
As correntes
A- que os retém são os hábitos retrógrados e nocivos (os vícios, opostos da virtude) que, se não impede, ao menos dificulta o acesso ao conhecimento.
M- são nossos pseudoprazeres, a rotina e ilusão de realidade, resultado da simulação neurointerativa. sombras A- são as únicas coisas que os prisioneiros vêem - não possuem outros referenciais - é natural que acreditem nelas como sendo a própria realidade - quando na verdade não são
M- se você está sonhando e não percebe, como pode saber que tudo aquilo não é realidade? - Acorde, Neo. (...) Siga o coelho branco.
O fugitivo
A- representa o filósofo, aquele que tem acesso à luz - ao conhecimento. M- é o que desconfia que está vivendo uma ilusão, como Neo.
Passagem
A - que une o interior ao exterior da caverna. Da mesma forma que a visão necessita de tempo para, de forma gradativa, assimilar as mudanças de tons claros e escuros a que são submetidos os objetos quando passamos das luzes às trevas e vice-versa;

Relacionados