Monica Textos Etapa 2

Páginas: 17 (4122 palavras) Publicado: 18 de maio de 2015
Texto 1 – etapa 2
Envelhecimento, demência e doença de Alzheimer: o que a psicologia tem a ver com isso?
Juliane Silveira Lima

Resumo

A Doença de Alzheimer (DA) é hoje uma das mais temidas doenças à medida que a idade avança. A dificuldade de memória típica desse quadro torna seus portadores repetitivos, ansiosos e depressivos. Esse quadro sintomático, antigamente considerado característicaintrínseca à velhice, configura hoje problema de saúde pública, conquistando gradativamente espaço na mídia e na pesquisa científica. Diversos profissionais da saúde vêm destacando o papel fundamental que a atividade mental e física têm na luta contra esse mal. Tais constatações têm chamado atenção de neuropsicólogos interessados em saber qual é o papel da manutenção das funções cognitivas em casosnos quais a demência já foi diagnosticada. Buscou-se obter na presente revisão de literatura uma visão geral dos tratamentos paliativos administrados por psicólogos que promovem a redução ou o retardo dos sintomas cognitivos, comportamentais e funcionais da DA na busca pela melhoria da qualidade de vida.


Texto 2 – etapa 2
Adolescência em revistas: um estudo sobre
representações sociais
  RESUMO
Esse estudo tem como objetivo analisar as representações sociais sobre a adolescência veiculadas por revistas direcionadas a pais e jovens. Foram analisadas quatro revistas, sendo duas voltadas para o público adolescente e duas para os pais. Os dados foram analisados através do software Alceste, permitindo obter uma visualização tópica dos discursos em quatro classes. A classe 1 remeteu aosconflitos dos pais no momento de educar seus filhos. A classe 2 abordou problemas supostamente naturais da adolescência. A classe 3 indicou a preocupação com o futuro profissional. A classe 4 abordou o discurso dos jovens sobre o seu contexto cotidiano. Os resultados apontam diferenças nas concepções de adolescentes. As revistas destinadas aos pais consideram a adolescência como uma fase naturalmenteconturbada, enquanto as revistas voltadas para os adolescentes destacam as relações afetivas e sexuais dos adolescentes. Os resultados possibilitam inferir processos sociais de reforço e manutenção de certa concepção de família, ao mesmo tempo que mantêm a positividade das identidades grupais.
Introdução
Os canais midiáticos têm veiculado, com muita frequência, informações sobre a adolescência,associando-a a fenômenos sociais "problemáticos", como quadros de violência, envolvimento com substâncias psicoativas, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Esses discursos possuem uma característica em comum: associam o jovem a um conjunto de problemas, que se configura por meio de "rótulos" e atribuições de comportamentos supostamente típicos de uma faixa etária.
No senso comum, aadolescência é concebida como uma fase intermediária para a adultez. Além disso, ela é associada à violência, ao uso de drogas, à instabilidade emocional, entre outros problemas. Segundo Almeida, Cunha e Santos (2004), as representações sociais de infância ou de adolescência não se separam das representações de ser humano, nem dos valores e das normas de uma sociedade. Assim, as teorias criadas pelosenso comum abordam a adolescência como um processo do desenvolvimento que ocorre em etapas, nas quais surgem conjuntos de características específicas de cada uma e conjuntos de significação que viabilizam determinados comportamentos em relação a tais grupos. Dito de outra forma, o modo como um objeto é pensado modifica a maneira de agir sobre ele (SANTOS; ALÉSSIO; ALBUQUERQUE, 2007).
Essaabordagem encontra respaldo em teorias psicológicas que defendem a ideia da adolescência como uma fase natural do desenvolvimento, com características definidas e universais (ERICKSON, 1968; ABERASTURY; KNOBEL, 1991). Almeida, Cunha e Santos (2004), contudo, chamam a atenção para o fato de que frequentemente se observa uma caracterização biológica para o início da adolescência, mas seu fim é marcado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Texto Final Etapa 2
  • TEXTO FINAL ATPS ETAPA 2 PASSO 4
  • CORPO DO TEXTO PENAL ATPS ATE ETAPA 2
  • Atps leitura e produção de textos etapa 1 e 2
  • Análise do texto eduardo e mônica
  • Resenha Do Texto Monica
  • GABARITO DO CADERNO 2 DE Monica
  • Monica 2 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!