mongem soldiworks

607 palavras 3 páginas
EXERCÍCIO AVALIATIVO – SITUAÇÃO 02
Instruções:
. Formar 5 grupos de alunos;
. Pesquisar no material disponibilizado pelo professor, Livros e Internet;
. Entregar até o dia 29 de novembro;

PONTES E VIAS
Umas dos maiores desafios para a engenharia é o desenvolvimento e execução de projetos de pontes de armação metálica.
Essas estruturas normalmente são pontos de visuais vislumbrantes e de profundos cálculos para a execução de um projeto seguro e sólido.
A grande maioria das pontes metálicas é construída por ligar de aço, que possuem misturas não somente de carbono e ferro, mas com a adição de outros metais que podem atribuir maior resistência à tração, oxidação, eletrização, entre outras características. Normalmente essas pontes requerem grandes cuidados, pois a influência da natureza, como chuvas, tempestades, terremotos entre outros, podem diminuir o tempo de vida útil dessas pontes.
Observa-se que pontes metálicas mais antigas, principalmente as que estão localizadas em grandes centros urbanos, com trânsito intenso e centros industriais, sofrem mais com os efeitos de corrosão, em função de poluentes e a grande influência da chuva ácida.
A chuva ácida é um efeito que pode ser observado em todos os lugares, em centros urbano-industriais observa-se a chuva ácida proveniente de ácidos oriundos de óxidos de enxofre e nitrogênio, mas em todos os pontos do planeta, onde ocorre liberação de dióxido e monóxido de carbono, ocorre a formação do ácido carbônico, que fornece a chuva comum, o caráter ácido.

SOBRE O TEXTO ANTERIOR, BASEADO NO CONTEÚDO TEÓRICO DE
QUÍMICA GERAL, RESPONDA:
a) A chuva em 3 distintos lugares pode ser pesquisada, sendo que a análise dos 3 pontos distintos, observou-se que o pH da amostra de chuva do primeiro lugar, era de 3,4, o pH do segundo lugar era de 5,7 e o terceiro lugar era de 4,4. Qual a concentração de H+ de cada uma das amostras ? Qual a amostra é a mais ácida ?
b) Um dos ácidos encontrados na chuva

Relacionados