Mondioring

569 palavras 3 páginas
É um desporto canino "novo" em Portugal que se pratica desde 2001 e que tem campeonato Nacional desde 2002.

A beleza deste desporto é que conhecendo os donos os principios básicos de cada exercicio, em todas as provas as situações variam e é dado ao cão um importante papel, pois terá de decidir e saber resolver situações com as quais nunca lidou. Assim o treino é condicionado para que o cão saiba adaptar-se a novas situações e saiba resolvê-las correctamente.

Neste desporto visa-se seleccionar os cães que fisica e psicologicamente se encontram mais aptos a resolver situações de 3 tipos:

1- Obediência

2- Saltos

3- Coragem

Existem 3 níveis de provas, sendo que o nivel 3 é o mais elevado e o que demonstra a espectacularidade do Mondioring em todos os seus niveis e no mais elevado grau de dificuldade.

OBEDIÊNCIA

São compostos pelos seguintes exercícios:

1 - Andar junto ao dono: Neste exercicio o cão tem de andar sempre na lateral do dono, independentemente do percurso definido e dos obstáculos encontrados. O dono não pode dar qualquer ordem a não ser a inicial, e o cão vai sem trela ou coleira.

2 - Em frente: O cão terá de fazer uma linha recta, que poderá atingir aproximadamente 50 mts, e voltar ao comando do dono.

3 - Apport: Neste exercício o cão terá que ir buscar, à ordem, o objecto lançado pelo dono e trazê-lo imediantamente.

4 - Deitado sobre distrações: o cão terá de ficar deitado num determinado local, sem poder alterar o seu posicionamento, sózinho, durante 1 minuto, resistindo a todas as distrações cujo propósito é fazê-lo sair daquele sitio e posição.

5 - Posições: à distância, o dono comanda o seu cão ordenando-lhe uma sequência de posições (sentado, deitado e de pé) definida pelo juiz.

6 - Recusa de alimento: sem a presença do dono, o cão tem de recusar os deliciosos alimentos que os figurantes lhe vão oeferecer.

7 -

Relacionados

  • Trabalho1 Livre Est Fana
    2163 palavras | 9 páginas
  • monografia 2
    13284 palavras | 54 páginas