Mondin- resumo- problema histórico

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 28 de junho de 2012
PONTO 9: O PROBLEMA HISTÓRICO.
O problema histórico diz respeito ao sentido da história: - A história, em sua movimentada sequência de acontecimentos, tem um sentido? - Onde está situado o ponto de apoio da história: no passado, no presente ou no futuro? - É possível fazer uma reconstrução científica dos eventos humanos a partir de um ponto de referência decisivo?

1. NOÇÃO DE HISTÓRIA
Antesde tentarmos compreender a importância destes questionamentos, são necessárias algumas definições: - A história em sentido objetivo define-se conforme os acontecimentos são entendidos em si mesmos. É a marcha do homem através dos tempos. - A história em sentido subjetivo define-se segundo nosso conhecimento dos acontecimentos. É o estudo destes fatos em suas causas, efeitos e seu significadoúltimo.

2. POSSIBILIDADE DA CIÊNCIA HISTÓRICA
As divisões das teorias propostas pelos pensadores a respeito do caráter problemático da história são baseadas, em princípio, pelo questionamento: "É possível considerar a história uma ciência?". Os que acreditam que não, propõem o Ceticismo Histórico; enquanto os que acreditam que sim, propõem o Realismo Histórico.

CETICISMO HISTÓRICO
É possível umaciência histórica?

ESTÁTICO (pensadores gregos) DETERMINISTA DINÂMICOS
1. Materialista “Marx” 2. Idealista “Engels”

REALISMO HISTÓRICO NATURALISTA (Kant) NÃO DETERMINISTA CRISTÃO (Agostinho, Bossuet, Vico) CETICISMO HISTÓRICO
Cris

Os que negam o caráter científico da história apoiam-se nos seguintes argumentos: * Os acontecimentos são apenas aparentes; * Os eventos não acontecemsegundo um plano ordenado; * A discordância na interpretação dos fatos históricos.

REALISMO HISTÓRICO Aqui, a posição filosófica admite a possibilidade de uma ciência dos eventos históricos. Dentro desta posição, porém, há diferentes interpretações, criando as correntes determinista e não determinista. Basicamente: 1) Corrente determinista: os fatos ocorrem necessariamente. 2) Corrente nãodeterminista: os fatos ocorrem livremente. Tanto no realismo histórico determinista quanto na não determinística, ocorrem duas interpretações principais: 1) No determinista, há quem considere que na sucessão de fatos, não há nenhum progresso, enquanto outros consideram a ocorrência de uma evolução em direção a metas sempre mais altas. 2) No não determinista, há quem sustente que os eventos históricossucedem segundo um plano exclusivamente natural, enquanto outros sustentam que eles acontecem segundo um plano sobrenatural. Realismo Histórico Determinista: subdivide-se em estático e dinâmico. - ESTÁTICO: Consideram que na sucessão dos fatos não há nenhum progresso. Entre os partidários desta corrente estão os pensadores gregos. - DINÂMICO Acreditam que na sucessão dos fatos há um devir - umaevolução em direção a metas sempre mais altas. Incluem-se aí os materialistas e idealistas. Realismo Histórico Não-Determinista: subdivide-se em naturalista e cristão. - NATURALISTA: Sustentam que os eventos históricos sucedem segundo um plano exclusivamente natural. Seus defensores são os iluministas, principalmente Kant. - CRISTÃO: Sustentam que estes eventos acontecem segundo um plano espiritual. Seusdefensores são os historiadores e filósofos cristãos.

a. Realismo Histórico Determinista Estático - A história desenvolve-se num plano circular, no qual o indivíduo tem uma liberdade relativa, enquanto o universo está submetido às leis matemáticas, onde se previa a reaparição periódica dos mesmos fatos. - A estrada do tempo é uma pista redonda na qual todas as civilizações desaparecem após umperíodo de glória.

- "O tempo é a imagem móvel da imóvel eternidade", "Deus guia o universo no seu percurso circular, mas, uma vez completados os períodos de tempo que lhe são fixados, este retoma o seu movimento em sentido inverso." (Platão) b. Realismo Histórico Determinista Dinâmico - Pregava o historicismo: A história é identificada com a realidade; toda a realidade esgotase nos eventos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do problema cosmológico
  • Resumo Problema Antropológico
  • O Problema Gnosiológico
  • Resumo Capítulo 2
  • Histórico de problemas ambientais
  • Africa e seus problemas historicos
  • o Enfoque sócio histórico dos problemas de aprendizagem
  • resumo livro problema oba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!