monarquia,monarquia absolutiva e república democrática?

Páginas: 2 (251 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
Monarquia é a forma ou regime de governo onde o chefe de Estado tem caráter vitalício (isto é enquanto viver o chefe de estado reinará) que pode ou não serhereditária (passar de pai para filho), o Vaticano e Andorra são exemplos de monarquias não hereditárias.

Na república, em tese, o chefe de Estado não temcaráter vitalício, havendo portanto uma certa alternância entre um e outro.
O que determina o caráter democrático de cada um deles é o sistema de Governo quepode ser:
Parlamentarismo (república ou monarqua parlamentarista) em geral o mais democrático, o sistema parlamentarista ou parlamentarismo é um sistema degoverno no qual o poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar. Este apoio costuma ser expresso por meiode um voto de confiança.Costuma-se apontar como vantagens do parlamentarismo sobre o presidencialismo a sua flexibilidade e capacidade de reação à opiniãopública: este tipo de sistema prevê que as crises e escândalos políticos possam ser solucionados com um voto de censura e a correspondente queda do governo e, atémesmo, a eventual dissolução do parlamento, seguida de novas eleições legislativas, sem ruptura política.
e
Presidencialismo (que só se conhece na formarepublicana)

Também se pode dividir em Constitucionalismo (a submissão dos governantes, tanto na república quanto na Monarquia às leis nacionais, em geralassociado a democracia) e
Absolutismo onde o governante está acima das leis (pode ser também republica ou Monarquia) e em geral está associado as ditaduras.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da Monarquia a República
  • Monarquia e República
  • Monarquia e republica
  • Da monarquia a republica
  • da monarquia à república
  • Monarquia E Republica
  • Da monarquia a república
  • O que é Monarquia e Republica.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!