monarquia,monarquia absolutiva e república democrática?

251 palavras 2 páginas
Monarquia é a forma ou regime de governo onde o chefe de Estado tem caráter vitalício (isto é enquanto viver o chefe de estado reinará) que pode ou não ser hereditária (passar de pai para filho), o Vaticano e Andorra são exemplos de monarquias não hereditárias.

Na república, em tese, o chefe de Estado não tem caráter vitalício, havendo portanto uma certa alternância entre um e outro. O que determina o caráter democrático de cada um deles é o sistema de Governo que pode ser: Parlamentarismo (república ou monarqua parlamentarista) em geral o mais democrático, o sistema parlamentarista ou parlamentarismo é um sistema de governo no qual o poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar. Este apoio costuma ser expresso por meio de um voto de confiança.Costuma-se apontar como vantagens do parlamentarismo sobre o presidencialismo a sua flexibilidade e capacidade de reação à opinião pública: este tipo de sistema prevê que as crises e escândalos políticos possam ser solucionados com um voto de censura e a correspondente queda do governo e, até mesmo, a eventual dissolução do parlamento, seguida de novas eleições legislativas, sem ruptura política. e Presidencialismo (que só se conhece na forma republicana)

Também se pode dividir em Constitucionalismo (a submissão dos governantes, tanto na república quanto na Monarquia às leis nacionais, em geral associado a democracia) e Absolutismo onde o governante está acima das leis (pode ser também republica ou Monarquia) e em geral está associado as ditaduras.

Relacionados