Mona lisa- Leonardo Da Vinci

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 9 de fevereiro de 2015
 Leonardo da Vinci foi um pintor italiano do Renascimento. Nasceu numa pequena aldeia perto de Vinci, e próxima a Florença, em Itália, no dia 15 de abril de 1452.
"Mona Lisa" foi a obra que o tornou tão conhecido até aos dias de hoje. Foi também escultor, arquiteto, matemático, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, químico, naturalista, geólogo, cartógrafo, estrategista, criador deengenhos bélicos e inventor italiano. Um dos maiores nomes do Renascimento. A sua obra é toda marcada pela genialidade. Sua figura humana aproximou-se como nenhuma outra daquele imaginário de Homem Universal, o ideal da época renascentista. Estudou perspectiva, óptica, proporções e anatomia. Foi descoberto a dissecar cadáveres o que era considerado um crime grave altura. Graças às suas dissecaçõesfez descobertas importantes que registou em inúmeros desenhos e no Tratado de Anatomia que escreveu.
Já conhecido passou a trabalhar para figuras importantes.
Leonardo da Vinci passou os seus últimos dias na França, e ali morreu, no dia 2 de maio de 1519.
Apesar de ter sido um dos maiores génios da humanidade, da Vinci morreu a pensar que ficou a dever. Das suas últimas palavras foram“Ofendi a deus e à humanidade, pois o meu trabalho jamais atingiu a qualidade que deveria ter atingido”

MONA LISA
É um quadro pequeno para o alvoroço que causa, e já ouvi muita gente decepcionada ao deparar-se com o quadro de apenas 77 x 53 cm
Pintado por Leonardo da Vinci em 1503, decididamente a Mona lisa é o quadro mais famoso do mundo.
Nenhum outro quadro gera tanta controvérsia,polêmica, discussão e questionamento, alimentando a existência de várias teorias de conspiração. Há várias pessoas que acreditam que Leonardo da Vinci não queria simplesmente pintar um retrato, mas incluir mensagens secretas e pistas misteriosas. O best seller Código da Vinci é mais um, se bem que o mais bem sucedido, mas não o único a espalhar essa teoria.
E por que tanta fama?
Em primeirolugar, o mundo prestou atenção especial na sua existência quando ele foi roubado por um funcionário do museu, em 1911. O caso ganhou repercussão imediata, que ficou ainda maior quando o pintor Pablo Picasso foi preso e interrogado como suspeito do roubo e fez várias pessoas quererem conhecê-lo quando foi encontrado.
Apesar desse acontecimento ter sido a causa inicial da sua fama, o quadro em sié uma obra de arte e merece toda a atenção que recebe. Leonardo da Vinci usou várias técnicas de pintura e de perspectiva inusitadas para a época em que foi pintado, tornando-o realmente um trabalho extraordinário.
O famoso e intrigante sorriso que aparece e desaparece
Leonardo da Vinci utilizou amplamente no quadro uma técnica de pintura conhecida como sfumato, técnica artística usada paracriar efeitos de luz e sombra num desenho ou numa pintura.
Apesar de não ter sido Leonardo da Vinci quem criou essa técnica, foi o primeiro a usá-la numa pintura e de uma maneira totalmente inovadora. Ao passa verniz sobre a tinta a óleo, descobriu que os dois ingredientes reagiam entre si, diminuindo as marcas das pinceladas de tinta no quadro e proporcionando uma aparência muito mais suave,além de obter o efeito sombreado que ele queria dar principalmente nos olhos e lábios da modelo.
Essa técnica faz com que, ao olharmos para os olhos da Mona lisa ou para a paisagem ao fundo, vemos um sorriso como o dos quadros da esquerda e do meio do quadro abaixo, e achamos que ela está a sorrir. Mas quando olhamos diretamente para a sua boca, vemos o sorriso do painel da direita, e parece queela não está a sorrir.
O fato de tamanho do sorriso variar tanto dependendo do ângulo do nosso olhar, dá ao quadro uma aparência dinâmica, e o fato do sorriso desaparecer quando olhamos diretamente para ele, o faz parecer ilusivo.
Por isso, para ver a Mona lisa sorrir, precisamos olhar para qualquer outro lugar do quadro que não diretamente para a sua boca.
Esse é o grande fascínio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mona Lisa de Leonardo da Vinci
  • A mona lisa de da vinci
  • Mona Lisa
  • MONA LISA
  • Mona lisa
  • Mona Lisa
  • Mona lisa
  • Mona Lisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!