Monções

Páginas: 18 (4444 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
MONÇÕES ASIÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS

Rodrigo Moraes Fritz
(rodrigo.fritz@ufv.br)
GEO 120 – Climatologia Geográfica – Professor Edson Soares Fialho

Resumo
Este artigo trata das Monções, um assunto muito problematizado, principalmente no continente com o maior percentual de população do planeta, a Ásia. Seguem no estudo as consequências socioeconômicas propagadas poresse fenômeno atmosférico sobre um grande contingente populacional com maioria em condições básicas de sobrevivência. Foram utilizados como base no estudo sobre o assunto conhecimentos prévios adquiridos ao longo da disciplina estudada e pesquisas em livros e sites que tratam do tema. O objetivo da elaboração desse artigo é trazer para o leitor uma tentativa de explicação e problematização dasMonções Asiáticas.
Palavras-Chave: Monções. Ásia. Consequências.



Introdução
Compreender os fenômenos atmosféricos foi, é e vai ser cada vez mais importante para racionalizar as modificações que o meio sofre e suas consequências na vida humana, já que o meio não é fruto somente da mão antrópica, e sim de todo um conjunto de fatores que incluem, inclusive, os fenômenos atmosféricos.
Asmonções são mecanismos de circulação atmosférica que trabalha com a variação sazonal da direção dos ventos, hora soprando em direção ao continente e hora soprando em direção ao oceano. Essa variação designa 2 situações bem definidas ao longo do ano, provocando tempo seco quando o vento vai no sentido continente-oceano e tempo úmido no sentido contrário.
Esse fenômeno ocorre em vários locais doglobo, mas é na Ásia que ele ganha repercussão mundial. Esse continente, com sua superpopulação sofre com os dois lados das monções, o excesso e a falta de chuva. Prejuízos financeiros exorbitantes e milhares de vidas perdidas pela fome, pela força das águas e dos deslizamentos de terra. Apesar da superpopulação, o continente asiático é composto por maioria de países pobres ou emergentes como a Índiae China, que por esse fator e também por serem os 2 países mais populosos do mundo, acabam ganhando mais respaldo na mídia.
A China apesar do grande contingente populacional tem o seu grande território como aliado contra as monções, com isso apenas o sul do país é atingido e sofre com as consequências. Já a Índia tem seu território quase todo atingido e seus mais de 1 bilhão de habitantessofrem anualmente ou com a seca prolongada ou com as chuvas em excesso. Segue abaixo conclusões e constatações a respeito das monções, um tipo de circulação atmosférica
em que ao mesmo tempo é crucial para a agricultura em determinados locais, é fatal para milhares de pessoas.

1- Localização e características socioeconômicas
Antes de analisar de uma forma mais teórica o processo deformação de um fenômeno da grandeza das Monções, devemos incialmente citar os principais países de ocorrência e as características do fenômeno em tal local. Dentre esses países estão:

Índia: Nesse país as monções atuam no período entre junho e setembro, período esse extremamente quente e úmido, com grande risco de enchentes devido às chuvas torrenciais, sendo uma boa época para visitar o país noperíodo de novembro a abril quando as temperaturas estão um pouco menos elevadas.

Nepal: O regime de monções no Nepal segue o mesmo da Índia, de junho a setembro. O país é procurado para se fazer caminhadas e por isso o período ideal para visitá-lo com esse intuito deve ser uma época nem tão quente, nem tão fria e principalmente seca, sendo o mês de outubro o mais ideal.

Tailândia: As monções naTailândia acontecem em dois períodos diferentes, pois a costa do país está localizada em dois mares distintos. A costa leste (Mar de Andaman) a temporada de chuvas vai de abril a outubro, já na costa Oeste (Do Golfo da Tailândia) as Monções vão de setembro a dezembro. A melhor temporada para visitar o país é de novembro a fevereiro porque chove pouco e não é tão quente.

Vietnã: Nesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monções
  • Monções
  • Monções
  • Monções
  • Monções
  • Ásia de Monções
  • Asia de monções
  • Porto das Monções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!