momenclatura dos dentes

1203 palavras 5 páginas
Anatomia Bucal
A formação de qualquer profissional da área de saúde requer que ele conheça o funcionamento do organismo como um todo, a fim de que compreenda a sua área especifica de atuação.
Ossos do Crânio: O crânio humano protege o cérebro e da forma a face do individuo. É constituído por 22 ossos, tendo apenas um osso móvel, a mandíbula. Divide-se em neural e visceral. O crânio neural abriga e protege o cérebro, é composto por 8ossos. O crânio visceral abriga e protege os órgãos do sentido, dos aparelhos digestório e respiratório, é composto por 14 ossos.
Articulação Temporamandíbular (ATM )
É uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de ATM. Geralmente, dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.
Músculos: Os músculos da cabeça e do pescoço são formados por fibras musculares estriados (músculos voluntários), ou seja que se movimentam de acordo com a nossa vontade, são divididos por 3 grupos: músculos da mimica, dos movimentos da cabeça e da mastigação. Constituição Anatômica dos Dentes
O dente se divide em três partes: coroa, colo e raiz. A coroa é a porção visível do dente, o colo é a porção intermediaria entre a coroa e a raiz, que está implantada no osso alveolar. O número de raízes varia de acordo com cada dente: incisivos e caninos ( 1 raiz), molares inferiores ( 2 raízes), molares superiores ( 3 raízes).
O ser humano possui duas dentições; decídua e permanente. A dentição decídua é composta por 20 dentes, 4

Relacionados

  • Trens
    1254 palavras | 6 páginas
  • terminologia
    8861 palavras | 36 páginas
  • Livros Paradidáticos à Educação
    119853 palavras | 480 páginas