Moluscos

Páginas: 8 (1794 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2015
moluscos
Perguntas:
1) O que significa o termo molusca e quais são as suas três partes básicas?
2) Quanto a forma corporal, descreva quais as diferenças entre os moluscos?
3) O que é e para que serve a cavidade do manto?
4) Explique detalhadamente, como explicado em aula, os diferentes formas de alimentação nos seguintes Moluscos:
a) Bivalves
b) Gastrópodes
c) Cefalópodes
 
5) De acordo comofoi explicado em aula, descreva o funcionamento do sistema circulatório e excretório dos moluscos, levando em consideração a terminologia: Sistema aberto ou lacunar.
 
6) Descreva o sistema nervoso dos moluscos
 
7) De acordo como foi explicado em aula, descreva detalhadamente como ocorre o sistema de trocas gasosas nos moluscos.
 
8) Descreva o processo de reprodução dos moluscos, levando emconsideração a eficiência no processo de fertilização.
 
9) Relate como o processo de evolução dos gastrópodes permitiu que ele colonizasse além do ambiente marinho, o ambiente terrestre, leve em conta as transformações morfológicas.
 
10) Comente sobre a que se atribui a inteligência atribuída aos cefalópodes como os polvos.
Respostas:

1) O termo molusco refere-se à constituição mole do corpo dosmesmos. As três partes principais que constituem o corpo do molusco são os pés musculares (responsável pela locomoção), a cabeça reduzida nos moluscos aquáticos e com e maiores antenas (que servem como olhos, na verdade são sensores de captação de luminosidade - fotorreceptores) nos moluscos terrestres, e o saco visceral ou manto paleal que abriga a massa visceral (dobra no tecido mesodérmico queabriga dentro das conchas todas as vísceras – órgãos).

2) Existem os moluscos terrestres e aquáticos, ambos possuem a mesma constituição corporal (pés, cabeça e saco visceral), porém a forma em que se desenvolveram é diferente. Os moluscos terrestres (caracol, lesma, escargot, etc) possuem a cabeça e o pé muscular mais desenvolvido, por questão de adaptação houve um aumento dorso ventral para quena concha caiba a cabeça e o pé (forma de proteção contra predadores), a cabeça e o pé são maiores, o pé para locomoção e a cabeça possui antenas que servem como fotorreceptoras (capta luminosidade), ao invés de possuir as brânquias desenvolveram pulmões e houve a espiralização e torção da concha, existem alguns moluscos que não possuem a concha, como exemplo podemos usar as lesmas. Já os moluscosaquáticos (mariscos, ostras, mexilhões) possuem quase toda a sua constituição da massa visceral, o pé muscular e a cabeça são relativamente reduzidos, pois algumas espécies somente rastejam ou utilizam-se do pé para a escavação, e são levados pela maré ou vivem enterrados na areia, e fixados através de seu pé muscular que possuem fiodobício (substância que serve como cola na fixação em umsubstrato), possuem as brânquias e diferenciamos as classes através da forma da concha, umas possuem várias camadas, outras são em formato de presa de elefante, e podem até viver grudados em substratos (madeira, rocha, etc.), são eles os mariscos ou ostras que possuem uma forma mais achatada. Os moluscos aquáticos que não possuem concha são os polvos, lulas e sépia.

3) A cavidade do manto paleal ousaco visceral é onde abriga a massa visceral (vísceras) que se localiza na concha do molusco, em muitos moluscos esse manto se prolonga e forma uma dobra do tecido mesodérmico (tipo de pele) que pode ser chamada também de prega paleal que tem como função abrigar dentro das conchas todas as vísceras (órgãos).

4) a) Os bivalves são animais filtradores, ou seja, esse processo ocorre através dasbrânquias que foram adequadas para o sistema de filtragem de nutrientes que vem da água. Primeiramente a água passa pelo canal inalante do animal onde leva nutrientes e oxigênio, tendo contato com as brânquias e ocorrendo o sistema de contra corrente, a água vai no sentido contrario do sangue nas brânquias existem o suco oral (muco) que prende esses nutrientes e é levado para a boca, sendo essa parte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Moluscos
  • Moluscos
  • Moluscos
  • moluscos
  • moluscos
  • moluscos
  • Moluscos
  • Moluscos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!