Moluscos

Páginas: 8 (1807 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Moluscos

O filo Mollusca tem cerca de 110 mil espécies, sendo menos numeroso apenas que o Filo Arthropoda. A maioria é marinha. Entretanto, muitas espécies são de água doce e outras são terrestres.
Os moluscos são seres que possuem o corpo mole e flexível, protegido por conchas calcárias. Os moluscos são triblásticos, protostômios e celomados. O corpo tem simetria bilateral e apresenta trêsregiões básicas: cabeça, pé e massa ou saco visceral. Na cabeça encontram-se os gânglios cerebroides e estruturas sensoriais. O pé é uma estrutura muscular que permite a locomoção e a escavação. A massa visceral, ligada ao pé, é uma bolsa onde se encontram os órgãos internos do animal. Ela é coberta por uma dobra de epiderme, chamado manto ou pálio, que secreta a concha.
Entre o manto e a conchahá um espaço, denominado cavidade do manto ou cavidade e palial, que permite trocas gasosas e é o local onde se abrem o sistema digestório, excretor e genital.
O tudo digestório é completo, com boca e ânus. Na parte inferior da faringe existe uma estrutura chamada rádula, sua função é ralar os alimentos, facilitando a ingestão. A digestão química tem início com as glândulas salivares.
Ohepatopâncreas incrementa a digestão secretando as enzimas para dentro do estômago. O alimento é digerido e vai para o intestino, onde é absorvido. No interior das células da parede intestinal a digestão termina. Dessa forma, moluscos apresentam digestão extra e intracelular.
Pela primeira vez observa – se entre os animais um sistema circulatório. Ele é formado por um coração (que é uma bomba muscular,geralmente dividido em três camadas, situado na cavidade pericárdica) e vasos arteriais e venosos. Na maioria dos moluscos o sistema respiratório é aberto ou lacunar, ou seja, o sangue bombeado pelo coração é conduzido pelas artérias e desemboca em lacunas ou hemoceles (espaços fora do vaso sanguíneo). Das lacunas o sangue é levado pelas veias aos órgãos respiratórios.
A respiração pode serpulmonar, branquial ou cutânea. Na respiração pulmonar , o sangue passa por invaginações em forma de sacos, situadas no manto e intensamente irrigadas, chamadas pulmões. As brânquias são projeções da superfície do corpo, na área do manto, intensamente vascularizadas. Na respiração cutânea, a troca de gases ocorre por difusões através da pele.
A excreção é feita por um ou dois nefrídios em forma defunil. Que retiram as excretas da cavidade pericárdica e dos vasos sanguíneos por meio de uma abertura ciliada chamada nefróstoma. As excretas são eliminadas na ambiente pelo nefridióporo.
O sistema nervoso é composto de diversos pares gânglios que se unem por meio de cordões nervosos.
O sistema sensorial é bastante variável. As informações químicas são percebidas por quimiorreceptores, enquanto osmecanorreceptores percebem informações tábeis e de pressão.
A reprodução na maioria dos moluscos é dioica. Em alguns casos, como no caracol de jardim, a espécie é monoica com fecundação cruzada. A fecundação pode ser interna ou externa, e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.
Os critérios para se classificar um molusco levam em conta a presença e a forma da concha e o desenvolvimento dacabeça, do pé e da massa visceral.
Este filo é formado por seis classes principais: Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda.
Na classe Monophacophora, os monoplácoforos apresentam apenas uma concha em formato de placa, recobrindo todo o seu corpo. Exclusivamente marinho, habitam grandes profundidades. S eu tamanha varia de 3 milímetros a pouco mais de 3centímetros.
Na classe Polyplacophora, os poliplacóforos ou anfineuros possuem uma concha formada por oito placas calcárias articuladas. Esses animais vivem em águas rasas, sobre rochas marinhas submersas.
Na classe Scaphopoda os escafópodes também são exclusivamente marinhos. Sua concha é oca e aberta nas extremidades. Seu pé é em formato de quilha de barco e é especializado na escavação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Moluscos
  • Moluscos
  • Moluscos
  • moluscos
  • Moluscos
  • moluscos
  • moluscos
  • Moluscos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!