Moleculas Estragenios

1943 palavras 8 páginas
Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique
(ISCTEM)

Tema: Terapia genica de Câncer
Disciplina: Genética
Docentes: Dra. Matilde Matola
Discentes: Nursultan Issayev Nelsa Nuvunga

Maputo 2014
Introdução

O objetivo da terapia gênica voltada para o câncer, em geral, é para eliminar o tumor sem causar dano à célula normal. Isso pode ser alcançado diretamente através de um vetor que introduz um gene capaz de induz morte celular. Vias indiretas, como a indução de resposta imune, podem ser empregadas para combater mesmo células tumorais ocultas. Os vírus também podem ser modificados para que possam destruir as células tumorais. Aqui iremos fazer dar uma visão geral das diversas estratégias que têm sido utilizadas.

Em geral, as terapias gênicas contra o câncer não são utilizadas no lugar das terapias tradicionais, mas em parceria. Terapia gênica e quimioterapia, por exemplo, podem trabalhar juntas para causar morte da célula tumoral, como descrito no trecho (a) abaixo.

Devemos ainda ressaltar que a administração sistêmica de vetores de terapia gênica é razoavelmente problemática. Injetar diretamente o vetor na corrente sanguínea não funciona da forma que gostaríamos. Frequentemente, a defesa natural do corpo é capaz de remover os vírus do sangue antes que estes possam ter a oportunidade de encontrar e matar o tumor. O fígado é particularmente bem adaptado para purificar o nosso sangue e faz um bom trabalho na remoção das partículas virais (especialmente no caso de Adenovírus, o vetor viral mais comum em terapia gênica do câncer). Uma vez que a entrega sistêmica é bloqueada pelo fígado, os vírus são normalmente injetados diretamente para a massa tumoral. Essa metodologia é fácil e confere certo grau de especificidade, no entanto, não é possível garantir a infecção (transdução) de todas as células do tumor. A quantidade de vírus necessária para infectar

Relacionados