Moldagem por injeção

Páginas: 2 (294 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
Moldagem por injeção é um processo de manufatura utilizado para se produzir partes a partir de matérias primas como o termoplástico e o plástico termoestável.

A matéria prima éintroduzida em um tambor aquecido, misturada e forçada em uma cavidade do molde, onde esfria e endurece, adquirindo o formato da cavidade do molde.[1] Depois que um produto é projetado,geralmente por um desenhista ou um engenheiro industrial, os moldes são feitos por um ferramenteiro. São geralmente de metal, normalmente de aço ou alumínio, e usinados até tomar ascaracterísticas da peça desejada. A moldagem por injeção é amplamente utilizada para a fabricação de uma variedade de peças, desde o menor componente do painel de um carro, até umchassis inteiro.

O molde de injeção é uma ferramenta construída com o objetivo de moldar peças de plástico ou alumínio. Também é conhecida como matriz de injeção, embora haja o usodos dois termos, dependendo da empresa e da instituição de ensino.

É construída de aços especiais ou não, dependendo das necessidades, e possui as seguintes partes: cavidade, buchade injeção, anel de centragem, extratores, chapa porta extratores, chapa da cavidade, olhal, molas, etc.

Existem moldes de diversos tamanhos e formatos de confecção, conforme autilidade. O molde, normalmente composto por diversos tipos de aços, é colocado numa máquina chamada "injetora" ou "máquina de injeção" que é a máquina que injeta o plástico dentro domolde; as peças plásticas obtidas da injeção ou vão diretamente para o consumidor final, por exemplo copos plásticos, tuperwares ou caixas de arrumação, ou são usadas para outro tipo deindústria que conjuga várias peças para obter um produto final. Um exemplo disso é a indústria automobilística que recorre cada vez mais a materiais plásticos para fazer os veículos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Moldagem por injeção
  • moldagem por injeção de ceramicos
  • Moldagem Por Injeção de Polímeros
  • Moldagem de pós metálicos por injeção
  • moldagem
  • Moldagem
  • moldagem
  • Injeção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!