Mol: Como medir a quantidade de átomos e moléculas

Páginas: 3 (667 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Química
Mol: Como medir a quantidade de átomos e moléculas
Talvez a grandeza mais conhecida pelos químicos seja o mol. No entanto, quando ensinamos isso aos alunos, parece que estamos falandoem algo fantástico ou sobrenatural.
Vamos fazer um exercício de memória: feche os olhos e regrida até seus tempos de primário, onde a "tia" ensinou a você sobre a dúzia. Ela mostrou que uma dúziacorrespondia a doze unidades e começou a torturá-lo com problemas que diziam mais ou menos o seguinte: Joãozinho foi à feira e comprou meia dúzia de bananas. Quantas bananas ele comprou?
Ou você estárindo ou achando que o autor deste artigo está louco, mas o conceito de mol é bem semelhante à questão da dúzia...
Mol é uma quantidade
Assim como ao falar em dúzia - não importa se de bananas,laranjas, pessoas, carros -, estamos nos referindo a uma quantidade - doze - de alguma coisa, quando nos referimos à dezena estamos nos referindo à quantidade dez de alguma coisa. Pois bem, quando falamosem mol, também estamos nos referindo a uma certa quantidade de alguma coisa.
A única diferença entre dúzia, dezena e mol é a quantidade que representam. Se dúzia sugere imediatamente 12, dezenasugere 10, basta saber agora quanto o mol representa. A quantidade é bastante grande: 6,02 x 10²³.
Assim, se uma dúzia de laranjas corresponde a 12 laranjas, um mol de laranjas corresponde a 6,02 x 10²³laranjas. Simples assim!
Mas o que o mol mede?
Nada. Mol não é uma unidade de medida, é uma quantidade. Você pode utilizar-se dele para indicar uma quantidade do que quiser mas, assim como usamosdúzia quando apropriado, tomaremos esse cuidado também com o mol. Você não vai à padaria e pede: "Por favor, poderia me fornecer 10²³ mols ou moles de pães?"
Embora possa fazer isso, o atendenteprovavelmente ficará olhando para você com cara de ponto de interrogação. É mais conveniente pedir meia dúzia de pães, embora as duas formas estejam se referindo à mesma quantidade.
Na química, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Átomos e moléculas
  • atomos e moleculas
  • Atomos e moleculas
  • Átomos de moléculas
  • ATOMOS E MOLECULAS
  • Átomo/molécula
  • Átomos e moléculas
  • atomos e moleculas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!