Moléculas da vida

Páginas: 10 (2383 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
Colégio Adventista de Cidade Ademar


Química


São Paulo
2013
1.0-Parte A
1.1-Glicídios
1.1.1-Definição
Os glicídios também conhecidos como açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono, são substâncias orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando se fala em açúcar lembramos imediatamente do sabor doce, mas nem todos os glicídios sãoadocicados. Por isso, os cientistas preferem usar o termo glicídio em lugar de açúcar, para evitarem mal entendidos. 
Os glicídios constituem a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presentes em diversos tipos de alimentos.
1.1.2-Estrutura química
São moléculas orgânicas com estrutura formada por átomos de hidrogênio e oxigênio e, eventualmente, de outros elementos, comonitrogênio.
1.1.3- Principais representantes
1.1.3.1-Monossacarídeos
As primeiras, de fórmula geral (CH2O)n, são as mais simples, e denominadas de acordo com o número de carbonos que possuem. Triose, tetrose, pentose, hexose e heptose são os nomes dados a monossacarídeos de três, quatro, cinco, seis e sete carbonos, respectivamente. 

A glicose, principal glicídio utilizado como fonte deenergia, é uma hexose, fabricada por meio da fotossíntese por organismos autotróficos. Já a ribose e desoxirribose e ribose são pentoses que participam da constituição de ácidos nucleicos. 
1.1.3.2-Dissacarídeos
Os dissacarídeos são o resultado da união entre dois monossacarídeos por meio de uma ligação denominada glicosídica, com liberação de uma molécula de água - processo este conhecido como“síntese por desidratação”. A sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose), e maltose (glicose + glicose) são as mais conhecidas. 

A sacarose, um açúcar extremamente doce, é encontrada em vegetais como a beterraba e cana-de-açúcar. Presente de forma significante em nosso dia a dia, é ela que adoça nossos cafés, bolos e doces em geral. 

1.1.3.3-Polissacarídeos
Moléculas formadaspor um grande número de monossacarídeos, formam grandes cadeias orgânicas, podendo apresentar outros elementos, além dos três principais já citados, em sua estrutura. São insolúveis em água, permitindo que alguns destes, como o amido e glicogênio, executem importante papel relativo ao armazenamento de energia de vegetais e animais, respectivamente; sem que seja requerido um espaço considerável paratal. Nestas situações, disponibilizam moléculas de glicose por uma reação denominada hidrólise. 

Outros podem, por exemplo, participar da constituição da parede celular de vegetais (celulose); da de fungos, ou mesmo do exoesqueleto de artrópodes (quitina), conferindo resistência e rigidez.

1.2 Proteínas
1.2.1-Definição
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes eimportantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.

1.2.2-EstruturaQuímica
As proteínas são estruturas complexas formadas por um grande número de aminoácidos que se combinam das mais diversas maneiras, através das chamadas ligações peptídicas [CO-NH-]. Quando uma proteína interage com um ácido, base ou solvente orgânico pode ocorrer uma mudança fundamental na estrutura da proteína chamada de desnaturação com perda das características originais. As proteínas dãoorigem ao aparecimento de uma cor violeta característica quando tratadas com uma solução diluída de sulfato de cobre em meio alcalino.

1.2.3-Principais Representantes
Todas as proteínas, sejam das linhagens mais antigas de bactérias ou de forma mais complexa de vida, são constituídas com o conjunto de 20 aminoácidos, unidos covalentemente por ligações peptídicas, em seqüências lineares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Molécula da vida
  • Dna a molécula da vida
  • dna molecula da vida
  • Molecula
  • Moleculas
  • Moléculas
  • moleculas
  • moleculas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!