Moises123

811 palavras 4 páginas
PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS

Alexandria / RN / 2011

PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS:
Ao tentar compreender como funcionam os grupos, é importante distinguir entre o conteúdo da atividade grupal e o processo que o grupo efetua para atingir suas metas e objetivos.
Desenvolvimentos de Grupos Uma analise abrangente da literatura sobre o desenvolvimento de grupos sugere que estes atravessam um processo relativamente previsível de quatro estágios : formação, erupção, normalização e realização. * Estágio de Formação: os membros do grupo descobrem o que irão fazer, os estilos de liderança aceitáveis, e os tipos de relaciomento , interpessoal e com a tarefa, que serão possíveis. * Período de Erupção: ocorre quando os estilos individuais entram em conflito. * Estagio de normalização: A resistência é vencida à medida que o grupos estabelece normas, desenvolve a coesão intragrupal. * Estágio de Realização: o grupo está pronto para dirigir sua atenção ao atingimento de suas metas. Socialização Grupal e Organizacional A participação em um grupo, todavia, não é algo estático. Se houver uma rotatividade suficiente de membros, o grupo geralmente repetirá o processo de formação, erupção, normalização e realização. Esse processo é chamado de socialização organizacional. * Socialização organizacional: um processo de adaptação durante o qual os recém admitidos aprendem os valores normas e expectativas e procedimentos estabelecidos para assumirem papéis específicos e se tornarem membros aceitos pelo grupo ou pela organização.
A um nível genérico, a socialização organizacional é caracterizada por um processo de três fases:
Socialização antecipada, encontro organizacional ou grupal e aquisição das normas e valores do grupo. * Socialização antecipada: pode ser considerada como um estágio preliminar ou preparatório. * Encontro organizacional ou grupal: ocorre quando o recém-chegado efetivamente entra para o grupo

Relacionados