moeNFOA XOM fuxDD

576 palavras 3 páginas


Ato que consiste em realizar, ou pretender realizar, determinado objetivo (promessa, conselho, ordem, pedido, agradecimento, etc.) através da produção de um enunciado cujo conteúdo proposicional está marcado por uma determinada força ilocutória num contexto particular.



Ao produzir um enunciado, em contexto específico, o falante executa, implícita ou explicitamente, atos como afirmar, avisar, ordenar, perguntar, pedir, prometer, objetar, criticar… (verbos que denotam explicitamente atos ilocutórios).

Ato ilocutório assertivo Ato ilocutório em que o locutor se responsabiliza sobre a existência de um estado de coisas e sobre a verdade da proposição enunciada.
Verbos performativos: admitir, acreditar, afirmar, concordar, confessar, informar, discordar, negar… Ex.: Acredito que nada disso vai acontecer.
José Saramago foi Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Ato ilocutório diretivo Ato ilocutório que tem como finalidade levar o interlocutor à realização de uma ação, verbal ou não verbal, que reflita o reconhecimento do conteúdo proposicional do enunciado proferido pelo locutor. Verbos performativos: aconselhar, esperar, exigir, lembrar, mandar, obrigar, ordenar, pedir, proibir, querer… Ex.: Envia-me o trabalho ainda hoje de manhã!
Amanhã, trazes-me o CD?

Ato ilocutório compromissivo Ato ilocutório que exprime uma intenção do locutor, vinculando-o à realização de uma ação futura que poderá afetar o interlocutor de um modo positivo (no caso da promessa) ou de um modo negativo (no caso da ameaça).
Verbos performativos: comprometer, jurar, prometer, tencionar...

Ex.: Ligo-te amanhã. [Prometo que te ligo amanhã.]
Vou visitar-te assim que puder.

Ato ilocutório expressivo Ato ilocutório que exprime um estado psicológico do locutor relativo ao estado de coisas apresentado no conteúdo do enunciado.
Verbos performativos: adorar, agradecer, congratular-se, deplorar, gostar, lamentar,
odiar…

Relacionados