MOEDA

Páginas: 6 (1468 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014







DISCENTES: Danielly Matos Bispo e Harley Silva Farias.
DOSCENTE: Mônica Mansur.



MOEDA.


CONCEITO:

A moeda é um instrumento ou objeto que é aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento dos bens, serviços e fatores de produção. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem “curso forçado”.
A economia de trocas é anecessidade de dupla coincidência de desejos, já a moeda mercadoria é a forma mais primitiva de moeda na economia. Moeda metálica originou-se da função de moeda dada aos metais preciosos e ,depois, pela implementação da “cunhagem” da moeda. Logo depois surgi a papel-moeda, quando pessoas tinham ouro e guardavam em casas especiais que emitiam um certificado de depósito.
Os bancos comerciais privadospassaram a emitir notas e recibos bancários que circulavam como moeda, dando origem ao papel-moeda.
O Padrão-ouro foi à emissão do papel-moeda lastreado em ouro, que acabou se tornando um obstáculo para a expansão das economias nacionais e comércio internacional. Já a moeda de curso-forçado a partir de 1920, a emissão de moeda passou a ser livre.
Bretton Woods (1994): regime de moeda lastreada,na qual o dólar americado passa a ser moeda internacional respeitando o padrão ouro. Em 1971, foi suspenso o padrão-ouro, e quase todas as moedas nacionais do mundo passaram a ser fiduciárias.


TIPOS DE MOEDA:

Moedas metálicas: Emitidas pelo Banco Central, constituem pequena parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor e/ou com unidade monetária fracionada(troco).
Papel-moeda: Também emitido pelo Banco Central, representa significativa da quantidade de dinheiro em poder publico.
Moeda escritural: É representada pelos depósitos a vista (depósitos em conta corrente) nos bancos comerciais (é a moeda contábil, escriturada nos bancos comerciais).

FUNÇÕES DA MOEDA:

Instrumento ou meio de trocas: Por ter aceitação geral, serve para intermediar ofluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia;
Denominador comum monetário: Possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padrão de medida;
Reserva de valor: A posse da moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim, pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro.HISTÓRIA DA MOEDA:

Inicialmente, o homem comercializava através de simples troca ou escambo. A mercadoria era avaliada na quantidade de tempo ou força de trabalho gasta para produzi-la. Com a criação de moedas o valor da mercadoria se tornou independente da força de trabalho. Com o surgimento dos bancos apareceu uma nova atividade financeira em que o próprio dinheiro é uma mercadoria.
Antesdo surgimento da moeda, todos viviam a procura de novos instrumentos de troca capazes de medir o valor dos bens.
Podemos dividir a história da moeda em cinco estágios:
1º) pré-economia monetária ou escambo;
2º) moeda-mercadoria;
3º) moeda simbólica;
4º) moeda escritural;
5º) moeda sofisticada.
O primeiro estágio é o do escambo, que corresponde a poucas trocas esparsas e diretas, nãoestando à atividade econômica voltada para o mercado. O segundo estágio é o da moeda-mercadoria onde as trocas são indiretas, existindo uma venda e, depois, uma compra. O produtor troca seu produto pela moeda-mercadoria, ou seja, vende e, posteriormente, usa a moeda-mercadoria para comprar os bens que deseja. A grande vantagem é que não há mais necessidade da dupla coincidência de vontades, o queaumenta o número de transações de mercado. O terceiro estágio é o da moeda simbólica. Com o progresso da metalurgia, passaram a ser feitas ligas menos nobres. As dificuldades em pesar e avaliar o metal são superadas por meio das moedas cunhadas, que possuem a esfinge do soberano garantindo o valor do metal. As trocas são feitas com maior facilidade e, aos poucos, os soberanos impõem a obrigação legal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Moeda
  • Moeda
  • Moeda
  • moeda
  • A moeda
  • Moedas
  • Moeda
  • Moedas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!