Moeda

Páginas: 12 (2879 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
MOEDA
O QUE É MOEDA?
PARA QUE SERVE?
Moeda é um bem de aceitação generalizada e que se utiliza como intermediário das trocas. Existem vários tipos de moeda: moeda mercadoria: utilização de um determinado bem, relacionado com a principal atividade da comunidade, como intermediário das trocas (por exemplo, uma comunidade de pescadores utilizava o sal como moeda); moeda metálica: devido à fracadurabilidade da moeda mercadoria e ao facto de por vezes não poder ser divisível passou-se a usar a moeda metálica (ouro, prata, alumínio) que era mais resistente e mais divisível; a moeda papel: notas emitidas pelos bancos como tinham sido depositado metal (inicialmente era convertível, mas, como a maioria das pessoas não levantava o dinheiro e preferia utilizar as notas bancos os bancos passarama emitir mais valor em notas do que o metal depositado. No entanto, esta situação era arriscada uma vez que se todos decidissem levantar o metal depositado, o banco não tinha como responder a todos. Assim o estado instituiu o curso forçado das notas de banco); a moeda escritural: constituída pela movimentação de depósitos bancários. A moeda tem três importantes funções: meio de pagamento, reservade valor (que não é conseguida em períodos de inflação) e medida de valor.
COMO O BANCO CENTRAL CONTROLA O VOLUME DE MOEDA NA ECONÔMIA?
A função “Monopólio de Emissão” engloba a gestão das atividades referentes ao meio circulante e destina-se a satisfazer a demanda de dinheiro indispensável à atividade econômico-financeira do país. Do ponto de vista operacional, o BCB atende às necessidades denumerário do sistema bancário, e, consequentemente, do público, por meio dos mecanismos de emissão e recolhimento.

É importante registrar que somente o BCB emite moeda (a CMB apenas fabrica o numerário). Os conceitos econômicos de emissão/recolhimento monetário referem-se, respectivamente, a colocar/retirar dinheiro em circulação, aumentando/diminuindo os meios de pagamento.
A emissão ocorrequando o BCB entrega papel-moeda para o banco comercial por meio de débito de sua conta Reservas Bancárias para atender às necessidades de saques dos clientes nas respectivas contas correntes3. Desse modo, a emissão de papel-moeda pelo BCB reflete a demanda do público por papel-moeda.
.
Por outro lado, existem momentos em que os indivíduos e empresas depositam os excedentes de papel-moeda em suascontas correntes, trazendo para o sistema bancário excesso de numerário, relativamente às necessidades de saques. Assim, num movimento similar ao do público, os bancos depositam o numerário excedente no BCB, o qual, por sua vez, credita o valor correspondente na conta Reservas Bancárias da instituição em questão, operação que se denomina recolhimento de reservas em espécie.
A execução dosserviços do meio circulante consiste: no atendimento à demanda de dinheiro; na substituição e destruição do numerário desgastado,
02
inservível para circulação (saneamento do meio circulante); e no estudo, pesquisa, elaboração e aprovação de projetos de novas cédulas e moedas,visando aperfeiçoá-las e minimizar os riscos de falsificação.

A prestação de serviços do meio circulante foi alterada pelo CMN, por intermédio da Resolução 3.322, de 27/10/2005, regulamentada pela Circular 3.298, de 19/1/2006. A partir desses dispositivos legais, a custódia de numerário do BCB pode ser executada por instituições financeiras bancárias ou por associações de instituições financeirasconstituídas para essa finalidade.

A prestação dos serviços de custódia é realizada em dependências das instituições custodiantes, sob seu controle administrativo e operacional. Cabe ao BCB exercer a fiscalização das instituições custodiantes em relação ao cumprimento das normas e dos procedimentos, e à qualidade dos serviços prestados. O BCB também estabelece a remuneração máxima a ser paga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Moeda
  • Moeda
  • Moeda
  • moeda
  • A moeda
  • Moedas
  • Moeda
  • Moedas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!