Modulação am

Páginas: 4 (861 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÕES II ENGENHARIA ELÉTRICA RELATÓRIO (Modulação AM-DSB)

ALUNOS: Menrenx Barbosa Eufrázio de Oliveira MATRÍCULA: 200722204 Vitor Hugo Bezerra de Medeiros MATRÍCULA:200622110 OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA:

Na prática da aula laboratorial de comunicações teremos a oportunidade de montar um circuito elétrico que funcionará como um modulador AM-DSB que, a partir dosresultados teóricos, verificaremos a veracidade de informações. Serão feitas medições no domínio do tempo e da frequência e, além disso, perceberemos a eficiência do circuito.

MATERIAL UTILIZADO:

Foramusados na experiência os seguintes materiais: - Componentes Eletrônicos:     Dois resistores de 220 ; Um resistor de 10 K; Um resistor de 100 K; Um resistor de 47 ;

 Capacitor de 130 nF(120nF//10nF);  Um Indutor de 19,7 μH (montado em laboratório);  Diodo 1N4148. Equipamentos:  Protoboard;  Osciloscópio (com cabos e fios);  Dois geradores de função.

PARTE EXPERIMENTAL:Inicialmente, montamos o circuito na placa de protoboard a partir do tutorial disponibilizado pelo docente e, então, injetamos uma onda senoidal de 5KHz de frequência e 2V de amplitude como sinalmodulante em(t) e uma onda senoidal de 80 KHz de frequência e 3V de amplitude como portadora e0(t). Estas ondas senoidais são oriundas dos geradores de função. Abaixo, encontra-se o circuito pelo qual aexperiência foi baseada.

Figura 1 – Circuito Modulador AM-DSB

Iniciaremos nossos procedimentos através de três pontos descritos

na figura anterior (1, 2 e 3). Tomando-se como referência os sinaisinerentes a estes pontos, medimos as amplitudes neles contidas no domínio do tempo e da frequência. Para que pudéssemos visualizar o sinal no domínio da frequência, usamos a função FFT doosciloscópio. Primeiramente observado o ponto 1, obtivemos, no domínio do tempo, a soma dos sinais modulante (Em.cosWmt) e portadora (Ec.cosWct). Com isso, observamos a seguinte relação: Vin = Em.cosWmt +...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modulação AM
  • modulação am
  • Modulação am
  • Modulação am
  • Modulação am
  • Modulação am
  • Modulação AM-DSB
  • Modulaçao e Demodulaçao Am

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!