Modulação am e fm

Páginas: 11 (2560 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
TRANSMISSÃO TELEFÔNICA

MODULAÇÃO AM E FM

Resumo

Modulação é uma técnica para enviar dados pelo sistema de transmissão, modificando levemente o sinal da portadora.
A modulação foi utilizada originalmente para fazer transmissões de tvs e rádios, é utilizada tanto para fios de cobre, fibras ópticas, ondas de rádio ou micro-ondas. A ideia básica é que os receptores sintonizem na portadora eextraiam dela as pequenas variações (modulações) ocorridas, o rádio, por exemplo, descarta a portadora e toca somente o áudio que estava presente na modulação.
A modulação pode alterar a amplitude da onda (modulação em amplitude AM), ou sua frequência (modulação em frequência FM), ou sua fase (modulação por deslocamento de fase).
São dois os tipos de modulação: a analógica e a modulaçãodigital.

 

Sumário

Modulação..........................................................................................................4
CW Continuous Wave........................................................................................5
AM Amplitude Modulation...................................................................................5
SSB Single SideBand........................................................................................8
FM Frequency Modulation..................................................................................9
FSK Frequency-Shift Keying.............................................................................10
Modos Digitais...................................................................................................11Bibliografia........................................................................................................14

Modulação
Modulação é o processo através do qual voz, música, e outro sinal "inteligível" são adicionados às ondas de rádio produzidas por um transmissor. Os diferentes métodos de modular um sinal de radio são chamados de modos. Um sinal de radio não modulado é conhecidocomo portadora. Quando se escuta uma lacuna entre músicas ou anúncios em uma estação de rádio, na realidade, está se "escutando" a portadora. Enquanto a portadora não contém nenhuma mensagem, pode-se dizer que está sendo transmitida porque anula o ruído de fundo no seu radio.
Por definição, a modulação é a variação de um parâmetro de uma onda portadora senoidal, de maneira linearmente proporcional aovalor instantâneo do sinal modulante ou informação. Por sua vez, a portadora é a onda senoidal que, pela modulação de um dos seus parâmetros, permite a transposição espectral da informação (ou sinal modulante). Devido à portadora senoidal ter três parâmetros: Amplitude, Frequência e Fase, existem três formas básicas de modulação: Modulação em Amplitude ( AM ), modulação em frequência ( FM ) emodulação em fase ( PM Phase Modulation ).
Para visualizarmos melhor os conceitos apresentados, podemos observar na figura abaixo a forma de onda senoidal que consiste a portadora:

Os diferentes modos de modulação têm suas vantagens e desvantagens.

CW Continuous Wave
CW (Onda Contínua) é a mais simples forma de modulação. A saída do transmissor é chaveada ligada e desligada, tipicamente paraformar os caracteres do código Morse.
Os transmissores de CW são simples e baratos, e o sinal CW transmitido não ocupa muito espaço em frequência (geralmente, menos que 500 Hz). Entretanto, os sinais de CW serão difíceis de serem ouvidos em um receptor normal; você irá ouvir apenas um rápido e fraco período onde o ruído de fundo se torna quito conforme os sinais CW são transmitidos. Para superareste problema, os receptores de radio amadores e de ondas curtas incluem um circuito oscilador de frequência de batimento (BFO - beta frequency oscillator). O circuito BFO produz uma segunda portadora gerada internamente que "bate" contra o sinal CW recebido, produzindo um tom que se liga e desliga junto com o sinal CW recebido. Isto é como os sinais de código Morse são recebidos nas ondas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Laboratorial: Modulação em Amplitude (AM) e Frequência (FM)
  • Modulação FM
  • Modulação AM
  • Modulação fm
  • Modulação fm
  • Modulação FM
  • Modulação fm
  • Modulação fm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!