Modos de produção

Páginas: 11 (2549 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
MODOS DE PRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de apresentar de forma
prática, como a sociedade produz seus bens e serviços












SÃO PAULO
2011
Sumário

Introdução 4
Modo de Produção Escravista 5
Modo de Produção Asiático 5
Modo de Produção Feudal 6
Modo de Produção Capitalista 7
Modo de Produção Socialista 8
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução

Quandovamos a um supermercado e compramos alguma coisa, estamos adquirindo bens. Da mesma forma, quando pagamos a passagem do ônibus ou uma consulta medica, estamos pagando por um serviço.
Ao viverem em sociedade, as pessoas participam diretamente da produção, da distribuição e do consumo de bens e serviços, ou seja, participam da vida econômica da sociedade. Assim, o conjunto de indivíduos queparticipam da vida econômica de uma nação é o conjunto de indivíduos que participam da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
Por exemplo: operários quando trabalham estão ajudando a produzir, quando, com o salário que recebem, compram algo, estão participando da distribuição, pois estão comprando bens e consumo. E quando consomem os bens e os serviços que adquiriram, estão participandoda atividade econômica de consumo de bens e serviços.

Modos de Produção

O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
Modo de produção = forças produtivas + relações de produção
Portanto, oconceito de modo de produção resume claramente o fato de as relações de produção ser o centro organizador de todos os aspectos da sociedade.

Modo de Produção Primitivo

O modo de produção primitivo designa uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana. A comunidade primitiva existiu durante centenas de milhares de anos, enquanto operíodo compreendido pelo escravismo, pelo feudalismo e pelo capitalismo mal ultrapassa cinco milênios.
Na comunidade primitiva os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, ou seja, de todos. Não existia ainda a ideia da propriedade privada dos meios de produção, nem havia a oposição proprietários x não proprietários.
As relações deprodução eram relações de amizade e ajuda entre todos; elas eram baseadas na propriedade coletiva dos meios de produção, a terra em primeiro lugar.
Também não existia o estado. Este só passou a existir quando alguns homens começaram a dominar outros. O estado surgiu como instrumento de organização social e de dominação.

Modo de Produção Escravista

Na sociedade escravista os meios deprodução (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, um objeto, assim como um animal ou uma ferramenta.
Assim, no modo de produção escravista, as relações de produção eram relações de domínio e de sujeição: senhores x escravos. Um pequeno número de senhores explorava a massa de escravos, que não tinham nenhum direito.
Ossenhores eram proprietários da força de trabalho (os escravos), dos meios de produção (terras, gado, minas, instrumentos de produção) e do produto de trabalho.

Modo de Produção Asiático

O modo de produção asiático predominou no Egito, na China, na Índia e também na África do século passado.
Tomando como exemplo o Egito, no tempo dos faraós, vamos notar que a parte produtiva da sociedade eracomposta pelos escravos, que era forçado, e pelos camponeses, que também eram forçados a entregar ao Estado o que produziam. A parcela maior prejudicando cada vez mais o meio de produção asiático.
Fatores que determinaram o fim do modo de produção asiático:
• A propriedade de terra pelos nobres;
• O alto custo de manutenção dos setores improdutivos;
• A rebelião dos escravos.

Modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modos de Produção
  • modo de produção
  • Modos de produção
  • Modos de produção
  • modos de produção
  • Modos de produção
  • modos de produção
  • Modo de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!