Modos de produção

Páginas: 37 (9023 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014


nome:
turma:
2 ano UNIDADE I
Quando falamos em economia, a maioria das pessoas geralmente se entedia e cria uma imagem de números e cálculos em suas cabeças. Não poderia ser diferente, uma vez que os telejornais utilizam termos incompreensíveis, inflação, juros, déficit, superávit, falam muito sobre a queda do índice da bolsa de valores, alta do dólar, parece que nunca compreenderemos defato do que trata a economia, contudo entender economia é muito mais simples do que imaginamos. Podemos definir economia como: “A forma pela qual o conjunto de indivíduos existentes em uma sociedade participa da produção, da distribuição e do consumo de seus bens e serviços.”
Quando falamos em bens estamos nos referindo a qualquer coisa ou matéria produzida pelo homem: automóveis, roupas,sapatos, alimentos, móveis etc. Serviços referem-se a atividades desenvolvidas pelo homem, tão diversas como uma consulta médica, o atendimento ao público em um banco, ou em um posto do INSS etc.
Bens e serviços são desenvolvidos pelo homem a partir da sua capacidade física e intelectual, a qual chamamos de força de trabalho. É através do trabalho que o homem transforma e domina a natureza, contribuindopara a melhoria da sua qualidade de vida ou até mesmo para a sua destruição, como por exemplo através da poluição atmosférica provocada por uma fábrica etc. Todas as vezes em que os elementos da natureza são apropriados economicamente pelo homem, eles se transformam em recursos naturais. Assim podemos chamar as árvores (matéria-bruta) que são cortadas em toras (matéria-prima) para a produção demóveis (produto final)
Instrumento de produção é qualquer bem utilizado pelo homem na transformação da matéria prima e produção de outros bens e serviços. Definimos desta forma as ferramentas de trabalho, as máquinas e equipamentos (instrumentos de produção diretos), assim como o local de trabalho e a energia elétrica que utilizamos (instrumentos de produção indiretos), sendo assim asmatérias-primas e os instrumentos de produção formam o conjunto de meios materiais necessários à produção de qualquer tipos de bens ou serviços; a esses meios materiais chamamos de meios de produção.
Uma das características que vai diferenciar os diversos tipos de sociedades que se organizaram historicamente é a forma pela qual o homem, através do trabalho, utilizou os meios de produção que estavam disponíveisem seu meio. A associação entre o trabalho humano e os meios de produção chamamos de forças produtivas. Cada sociedade possuí o seu conjunto de forças produtivas.
Um conceito que define a forma pela qual os diversos homens ou agrupamentos se relacionam entre si em todo processo de produção material existente na sociedade chama-se: relações de produção. As relações de produção vão determinar,juntamente com as forças produtivas, a organização e o funcionamento da sociedade como um todo, estabelecendo as distinções entre os diferentes modos de produção que caracterizam a humanidade.
Modo de produção primitivo / sociedades sem estado
A chamada “ comunidade primitiva” foi a primeira forma de organização social dos seres humanos quando deixaram de ser nômades e se tornaram sedentários, ouseja, com a “descoberta” da agricultura e a domesticação dos animais os homens fixaram-se, pois não precisavam mais sair em busca do alimento e passaram a cultivar a terra e a criar animais.
Nesse tipo de modo de produção, os homens trabalhavam coletivamente, repartindo entre si o resultado da pesca, da coleta de frutos e raízes, da caça. Não existia propriedade privada e as relações de produçãoeram caracterizadas pela ajuda mútua entre todos os membros da coletividade. Não existia o Estado, e a sociedade não era divida em classes sociais, nessas comunidades tem origem a especialização de funções, ou seja, uns caçam, outros plantam, uns fabricam utensílios, outros cuidam dos rituais religiosos.
Apesar da utilização do termo “primitivo” por muitos autores ao referirem-se a essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modos de produção
  • Modos de Produção
  • modo de produção
  • Modos de produção
  • Modos de produção
  • modos de produção
  • Modos de produção
  • modos de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!