Modos de produção

Páginas: 8 (1878 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2012
Modo de produção primitivo

O modo de produção primitivo fora desenvolvido na pré-história, quando o homem ainda não produzia seu próprio alimento, eram nômades, caçavam, pescavam e colhiam e dividiam os alimentos entre sua tribo.
Esse modo de produção não incluía a opressão das classes pobres pelas classes mais poderosas, haja vista que ainda não existia a ideia de classes sociais.
Comadvento da agricultura, os homens começaram a ter noção de território, se tornaram sedentários, e assim sendo, surgiu toda uma divisão de trabalho: uns plantavam, outros trabalhavam nos moinhos, e alguns teriam de defender as terras de outros que também queriam poder usá-las, formando os primeiros exércitos.
Com essa nova estruturação de sociedade surgiu as classes sociais, as lutas entre tribos, enessas lutas, os perdedores começaram a virar escravos, aumentando mais ainda a noção de classes superiores e inferiores.
Essa nova forma de organizar a sociedade estava centrada na figura de um rei-imperador, que exercia seu poder absoluto através da legitimação da graça divina, ou seja, o próprio deus lhe concedeu a autoridade, portanto, detinha poderes divinos.
Essa nova forma de divisão dosmodos de produção é denominada de modo de produção asiático, pois ocorreu nos impérios do Oriente Médio antigo, como Egito, Babilônia, Assíria e também na América Pré-Colombiana.
Hoje em dia, o modo de produção primitivo encontra-se quase que completamente extinto.

Modo de produção escravista

O modo de produção escravista surgiu na Grécia clássica, e posteriormente, com sua dominação eassimilação por Roma, foi o modo de produção praticado por todo o Império Romano.
Com o surgimento da propriedade privada, os parentes mais próximos dos chefes dos clãs ficaram com as melhores terras, ficando com as piores terras e marginalizados os parentes mais afastados.
Com o aumento das famílias nobres, eram necessários mais terras e mais gente para trabalhar no cultivo dessas terras. Esseproblema era resolvido com guerras de conquista: guerreava-se com povos vizinhos, as terras conquistadas eram repartidas entre os nobres, e o povo derrotado era escravizado. Esses escravos eram propriedades do Estado cedido aos nobres para o trabalho em suas terras. Um cidadão não estrangeiro também poderia se tornar escravo de alguém, se adquirisse dessa pessoa uma dívida da qual não pudesse pagar.Assim, o trabalho passou a ser uma exclusividade dos escravos e dos pequenos camponeses. Então, fica evidente a importância que o trabalho escravo tinha para esses povos, já que ele se tornou a base de suas economias. Para se ter uma ideia dessa importância, basta ressaltar que Atenas chegou ao ponto de ter 20.000 cidadãos, 10.000 metecos (como eram chamados os estrangeiros) e 400.000 escravos, umamédia de 20 escravos por cidadão[1] (levando-se em conta que só eram considerados cidadãos os homens adultos não estrangeiros).

TRABALHO SERVIL

A servidão e a escravatura caracterizam-se por duas semelhanças essenciais: os servos e os escravos herdam o estatuto dos seus pais e transmitem-nos aos filhos; ausência total de liberdade pessoal. Porém, tudo as distingue quando se analisam asrelações de produção ou as imunidades e os direitos de que gozam uns e outros. O servo era um trabalhador adstrito ao cultivo de terra alheia, com a obrigação de pagar ao dono rendas e prestar serviços, sem poder abandonar esse cultivo. Não dispunha de si mesmo, nem dos seus bens; não era propriedade do senhor, mas ficava vinculado ao solo. Embora não sendo escravo, o servo mantém-se submetido a uma duraexploração e a uma série de obrigações de caráter social que limitam a sua liberdade de tal maneira que nem o produto do seu trabalho, nem a sua força de trabalho são objeto de troca livre.
O trabalho servil é uma obrigação imposta por uma força coerciva apoiada pelo costume, por algum procedimento jurídico ou pela força militar. A produção do servo ultrapassava a dos escravos, entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modos de produção
  • Modos de Produção
  • modo de produção
  • Modos de produção
  • modos de produção
  • Modos de produção
  • modos de produção
  • Modo de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!