modernismo

Páginas: 9 (2030 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
Documentário do morro do bumba – bumbando

A moeda é resultante de uma longa evolução, no início não havia moeda, praticava-se o escambo, ou seja, a simples troca de mercadoria por mercadoria sem equivalência de valor.
Quando o homem descobriu o metal passou a cunhar moedas, foi na china que nasceram as moedas de bronze com formas variadas, dedica-se a criação do dinheiroprovavelmente por iniciativa de Gízios, rei da lídia, grande reino da Asia menor no século 7 antes de cristo.
A moeda passou a ser importante para o homem, pois quanto mais se tem, mais coisas o homem poderia obter e fazer, no entanto nem todos conseguem muitas moedas, seja por opção, por origem ou pela falta de oportunidade.
Então acabam sendo colocados a baixo ou marginalizados pelaspessoas que possuem mais dinheiro. Esse grupo social menos abastados para muitos nem sequer existe, são deslocados de nossa vista.
Quando um mendingo se aproxima do carro com a intenção de pedir uma ajuda no semáforo muitas pessoas fecham o vidro do carro para não serem incomodadas ou quando vão colocar uma moeda na mão de um pessoa menos provida financeiramente , seja no trânsito ou numa calçadasó falta jogar a moeda para não ter contato com aquela pessoa, como se aquele indivíduo fosse com um simples tocar de dedos transmitir uma doença contagiosa.
No Brasil atual existe uma pirâmide que subdivide a população em 7 classes sociais , os bilionários, os ricos, os de classe média alta, os de classe média, os de classe média baixa , os pobres e os indivíduos abaixo da linha de pobreza.Quanto mais abaixo dessa pirâmide social, mais discriminados, destratados e humilhados são os indivíduos. Esse grupo social para muita gente nem sequer existe, são deslocados de nossa vista. Mas também são pessoas e estas pessoas para fugirem da humilhação e da discriminação se entregam ao acaso e a precariedade, muitos se tornam moradores de rua, outros constroem suas vidas em áreas perigosas eignorando todos e quaisquer riscos com suas casas sobre encostas, barracos e até mesmo lixões.
Muitas pessoas moram em lixões por falta de oportunidade, porque tem muita necessidade de procurar um abrigo e não resta outra alternativa.
Os meios que o governo oferece tornam inviável para um pai de família de baixa renda e se nós avaliarmos bem, até mesmo uma pessoa que tem uma rendaconsiderada superior, ou acima da baixa renda hoje , impossível para que adquira uma moradia decente, que ofereça uma vida de conforto, digna e segura para sua família, agora veja bem se para uma pessoa com uma renda mediana é impossível imagine para quem está abaixo da linha da pobreza.
Os financiamentos atualmente para se adquirir uma moradia são injustos, com muitas exigências, este programa dogoverno federal não favorece os pobres e menos endinheirados, só favorece aqueles que tem mais poder aquisitivo, que com a medida do tempo vão comprando cada vez mais imóveis com o intuito de aluga-los , ou seja os pobres infelizmente sempre ficaram a margem da sociedade, sem condições de adquirir uma moradia , apesar de estar expresso na constituição federal que essa é uma garantia , um dever doestado de dar condições de moradia para todo cidadão.
Como isso, como as pessoas não tem opção de moradia acabam se deslocando para moradias precárias em encostas colocando sua vida e de sua família em risco e muitas vezes morrendo em desabamentos , tudo isso fruto de uma desigualdade social sem fim que assola o país.
Como foi o caso da senhora do documentário bumbando a respeito domorro do bumba que lutou na justiça para que o governo fizesse um encosta para proteger sua casa , mas em vão, pois mesmo tendo alertado as autoridades para que tomassem uma providência , infelizmente como sempre não lhe deram ouvidos, e ela acabou morrendo soterrada.
Mas apesar disso tudo, apesar do ser humano ser diferente de uma baleia que também é um mamífero ou de um bípede como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modernismo
  • Modernismo
  • Modernismo
  • modernismo
  • Modernismo
  • Modernismo
  • Modernismo
  • O modernismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!