Modernismo x Romantismo

Páginas: 3 (586 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
A Arte Romântica e a Arte Moderna – Quanto à pintura
A pintura Romântica, no Brasil, foi coordenada pelo imperador D. Pedro II, tendo como característica a elaboração dos novos costumes dosbrasileiros e de um imaginário nacionalista idealizado, que era uma necessidade do périodo em que o país se encontrava: o império brasileiro acabava de se formar e não possuia uma história "civilizada" parapoder concorrer um lugar digno entre as nações mais avançadas. A saída foi apelar para o retrato de membros do novo reino e para eventos que haviam marcado a história nacional, como as grandesbatalhas que definiram o território. Até os índios também passam a ocupar uma posição de destaque na arte romântica brasileira como o modelo de uma cultura pura e integrada ao seu ambiente. Os seusprincipais artistas são: Victor Meirelles, Pedro Américo, Rodolfo Amoedo e Almeida Júnior.
No território brasileiro, a pintura Moderna tem como característica uma real expressão do país, expondo também amassa marginalizada do Brasil, indo desde o sertão nordestino até os subúrbios sulinos, revelando a insatisfação em relação às suas desigualdades. Umas de suas principais representantes são: Tarsila doAmaral e Anita Malfatti.

Comparação entre a pintura Romântica e a Moderna
Enquanto o Romantismo retrata o cenário brasileiro de forma idealizada, o Modernismo mostra o Brasil como realmente é:um país de desigualdades, que vai desde o sertão nordestino, até os subúrbios das cidades. No Brasil, o movimento modernista não se opunha a toda realização artística anterior a ele como se fazia noresto do mundo. A grande oposição se dava contra o passadismo, ou seja, tudo aquilo que impedisse a criação livre. Pode-se, assim, dizer que a proposta modernista era de uma ruptura estética quasecompleta com a arte das escolas anteriores e de uma ampliação da arte Moderna, antes delimitada pelos padrões acadêmicos. Já a arte Romântica subordinada aos princípios estéticos acadêmicos, pelo fato de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Do romantismo ao modernismo
  • Pós-modernismo x modernismo
  • Realismo x naturalismo x romantismo
  • romantismo x realismo
  • Romantismo X Realismo
  • Clássico X romantismo
  • classiscismo x romantismo
  • Identidade Nacional no Romantismo e no Modernismo brasileiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!