Modernismo - resumo das fases

Páginas: 4 (857 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
MODERNISMO
Primeira Fase do Modernismo no Brasil: 1922 – 1930
A principal arma de renovação dos modernistas brasileiros foi uma linguagem livre de quaisquer normas e obrigações de métrica rígida,de rima regular e de uso de um vocabulário culto. Os textos privilegiavam o coloquialismo, a gíria, o verso livre, o erro gramatical como exemplo de usos típicos brasileiros.
O uso dopoema-relâmpago (textos curtos, à moda cubista ou dadaísta) e do poema-piada (com bom-humor) foram as descobertas dos modernistas que mais irritavam os acadêmicos e conservadores. Os temas, sempre extraídos docotidiano, eram tratados com irreverência, num processo constante de paródia à cultura, à arte e à literatura das épocas anteriores, desmanchando, não somente os valores artísticos do passado, mas tambémos valores ideológicos, sociais e históricos que haviam formado o patriotismo brasileiro.
A revista mais importante de divulgação das ideias modernistas foi a Revista Klaxon (1922 – 1923), sendo oprimeiro periódico modernista. Inovou não só no conteúdo, como também no projeto gráfico, que trazia anúncios sérios, de produtos reais, (como a brasileira Lacta), quanto anúncios satíricos, deprodutos absurdos (como uma fábrica internacional de sonetos). A proposta da revista era ‘buzinar’, chamando a atenção já que “Klaxon” era o nome que se dava à buzina externa dos automóveis da época.Outros manifestos como “Pau-Brasil” publicado no Correio da Manhã, o Verde-Amarelismo idolatrando o tupi e escolhendo a anta como símbolo do grupo e a Antropofagia em resposta à Anta, essa última sendo aque melhor representou a ideologia e estética do primeiro momento, durando em até duas fases.
Os autores difusores dessa primeira fase foram: Mário de Andrade (Macunaíma), Oswald de Andrade (OsCondenados), Manuel Bandeira (Libertinagem e Itinerário de Pasárgada), Antônio de Alcântara Machado (Bras), Cassiano Ricardo (Martim-Cererê), Menotti Del Picchia (A Revolução Paulista) e Guilherme de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 2º FASE DO MODERNISMO BRASILEIRO
  • Resumo 3 ª fase modernismo
  • Resumo 1ª e 2ª fase do modernismo brasileiro
  • Modernismos Fases
  • Fases do Modernismo
  • Fases do modernismo
  • Fases do Modernismo
  • Modernismo Fases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!