Modernismo no brasil. primeira geração: ousadia e inovação.

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
COLÉGIO PRÉ-MÉDICO

MODERNISMO NO BRASIL. PRIMEIRA GERAÇÃO: OUSADIA E INOVAÇÃO.

MANAUS-AM 2011

DYLIANE GOMES Nº 33

MODERNISMO NO BRASIL. PRIMEIRA GERAÇÃO: OUSADIA E INOVAÇÃO.

Este trabalho foi solicitado pelo professor: Washington para obtenção de nota parcial da turma do 3°B na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura do 2º Bimestre.

MANAUS-AM 2011

SUMÁRIO
||
INTRODUÇÃO.......................................................................................................................4 | |
MODERNISMO NO BRASIL. PRIMEIRA GERAÇÃO: OUSADIA E INOVAÇÃO........................................................................................................................5 | |
SEMANA DA ARTE MODERNA........................................................................................5MANIFESTO PAU-BRASIL.................................................................................................5MANIFESTO ANTROPÓFAGO...........................................................................................5OSWALD DEANDRADE.....................................................................................................6MÁRIO DE ANDRADE.........................................................................................................6MACUNAÍMA.......................................................................................................................6MANUELBANDERIA..........................................................................................................7ALCÂNTARA MACHADO...................................................................................................8CONCLUSÃO.........................................................................................................................9REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA......................................................................................10 | |INTRODUÇÃO
Este presente trabalho abordará sobre o Modernismo o qual será explicado por meio de tópicos os quais perguntam sobre o que foi a semana da Arte Moderna; a importância dos manifestos Pau-brasil e Antropofágico; qual foi o caráter inovador das obras de Oswald deAndrade; de que modo o nacionalismo de Oswald de Andrade associa a ironia à crítica; como se caracterizou as obras de Mario de Andrade e,j entre outros tópicos os quais serão abordados ao decorrer do trabalho para que ao final desse trabalho exposto possa haver um melhor entendimento sobre o modernismo ao caro leitor.


MODERNISMO NO BRASIL. PRIMEIRA GERAÇÃO: OUSADIA E INOVAÇÃO.* O que foi a semana de arte moderna?
Foi exposições, concertos e conferências idealizados por Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida, Menotti Del Picchia, Di Cavalcanti e Mário de Andrade que em três noites apresentariam as novas tendências estéticas que já vinham discutindo há anos.
Na primeira noite (13/02/1922): A elite pagou para ver Graça Aranha dando início a conferência deabertura no teatro municipal.
Na segunda noite (14/02/1922): Ronald de Carvalho leu a poesia de Manuel Bandeira ‘Os sapos’, que causou muito euforia durante a sua leitura pela crítica severa que fazia ao academicismo (parnasianismo).
Na terceira noite (15/02/1922): Villa-Lobos vai devido a um calo foi descalço e por isso foi mal interpretado fazendo algumas pessoas acabassem se sentindo ofendidas.* Qual a importância dos manifestos Pau-Brasil e Antropófago.
O manifesto do Pau-Brasil buscava uma relação entre a cultura intelectual e nativa. Também desejava “ver com olhos livres”, resgatar todas as manifestações culturais e fazer uso da língua sem preconceito tanto da elite como do povo. Buscava também redescobrir o Brasil, era totalmente contra parnasianismo e teve sua importância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MODERNISMO NO BRASIL 1º GERAÇÃO OUSADIA / ENOVAÇÃO
  • Primeira Geração do Modernismo
  • Primeira geração do modernismo brasileiro
  • Modernismo no Brasil 2ª geração
  • Modernismo no Brasil
  • A primeira fase do modernismo no Brasil
  • A terceira geração do Modernismo no Brasil
  • A primeira fase do modernismo no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!