Modernismo Manifesto Antrop Fago E Pref Cio Interessantissimo

1466 palavras 6 páginas
Modernismo – Poesia 1º geração (1922 ) – Oswald de Andrade ( manifesto Antropófago ) e Prefácio Interessantíssimo , de Mário de Andrade.
Oswald de Andrade
A primeira geração do modernismo contou com muitos escritores, entre eles, temos Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manoel Bandeira, Alcântara Machado, Menotti del Picchia, Raul Bopp, Ronald de Carvalho e Guilherme de Almeida. Dentre esses: Oswald de Andrade representa o rompimento do modernismo brasileiro e a cultura do passado. Formado em direito se torna jornalista e em 1911 funda a revista semanal “O Pirralho” que é fechada em 1917. Através de suas frequentes viagens á Europa fica informado das novidades introduzidas pelas correntes de vanguarda e no Brasil assume um papel de liderança e casa-se com Tarsila do Amaral. Em 1930 casa-se pela quarta vez, com a escritora comunista Patrícia Galvão (Pagu) e em 1931, ingressa no partido comunista onde fica por quatro anos, a partir de então são suas obras mais marcadas ideologicamente, como o Manifesto Antropófago, o romance Serafim Ponte Grande e a peça teatral O rei da vela. Oswald sempre defendeu a valorização de nossas origens, de nosso passado histórico e cultural, porém de forma critica.

Mário de Andrade
Mario de Andrade (1893 – 1945 ) nasceu em São Paulo , estudou música no conservatório musical de São Paulo e cedo iniciou sua carreira como critico de arte em jornais e revistas. Se valendo do pseudônimo de Mário Sobral, publicou seu primeiro livro ,” Há uma gota de sangue em cada poema, no qual criticava a carnificina produzida pela primeira guerra mundial e defendia a paz. Seu papel foi de suma importância na fundação do modernismo no Brasil, dando a substancia teórica necessária ao movimento em ocasiões decisivas.
Em 1922, publicou o seu “Prefácio Interessantíssimo”, texto teórico que abre “Pauliceia Desvairada” sua primeira obras de poemas verdadeiramente modernista. Entre 1924 e 1927 Mário de Andrade realizou uma pesquisa sobre a cultura

Relacionados